Logo Jornal Interação

Animais começam a chegar à Expoaraxá no dia 25 de março, e mais de mil cabeças de gado devem ser expostas em várias categorias na mostra de 2013.

A primeira etapa da Expoaraxá 2013, evento este organizado pela Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), que conta com a realização dos leilões, torneiros leiteiros e a exposição de gado deve ser ainda mais movimentada que a do ano passado. As datas das competições e eventos na primeira fase, que começa oficialmente no dia 2 de abril, já estão marcadas, e os preparativos no Parque de Exposições Agenor Lemos estão ocorrendo. Anteriormente, a grade de shows que tem como atrações o retorno do grupo Roupa Nova a Araxá tinha sido divulgada em fevereiro passado pela Arap.

Segundo o responsável por essas atrações, Fábio Rios, os animais começam a chegar no dia 25 de abril. São esperados 650 animais do Girolando, 300 do Gir Leiteiro e outros 200 do Projeto Educampo. “Dia 25 de março é a entrada dos animais do Torneiro Girolando. Dias 1º e 2 abril são os animais Girolando para pista. Dias 6 e 7, chegam os animais Educampo; nos dias 8 e 9, os animais Gir. No dia 12 de abril chegam os Muares e dia 18 de abril Mangalarga Marchador”, explicou.

O Torneiro Leiteiro do Girolando começa no dia 30 de março, com esgota às 14h. Nesse mesmo dia, às 22h, acontece a primeira ordenha. A nona e última ordenha será às 14h do dia 2 de abril. O do Gir Leiteiro tem a esgota às 14h do dia 6 de abril, às 22h tem a primeira ordenha. A final será dia 9 de abril, às 14h.

“Uma novidade é essa exposição do Mangalarga Marchador. No ano passado, tivemos só a prova de marcha, e este ano, vai ser a exposição dessa raça sendo ranqueada também, contando pontos para a etapa nacional. Os critérios são da associação dos criadores do Mangalarga Marchador. São três quesitos: marcha, morfologia e a funcionalidade. São três dias da exposição do Mangalarga”, ressaltou Emilio Carlos Pereira Valle, vice-presidente da Arap.

“Os julgamentos também prometem movimentar a Expoaraxá. Dia 3 de abril são do Girolando ½ sangue jovem e ¾ jovem. No dia 4 de abril, Girolando ½ sangue adulto e ¾ adulto (macho 3/4). Na sexta-feira, dia 5 de abril, julgamento do Girolando 5/8. Os da Educampo serão nos dias 8 e 9 de abril, e do Gir, dia 10 de abril, machos, dia 11, fêmeas jovens e no dia 12 de abril, um sábado, fêmeas adultas”, destacou Fábio. Do dia 19 a 21 de abril, acontece o Julgamento Mangalarga Marchador, e nos dias 13 e 14 de abril, a Prova de Marcha de Muares.

Segundo Fábio Rios, essa etapa da 39ª Expoaraxá também é muito importante, pois chama a atenção de produtores de diversas localidades brasileiras. “Durante o período de exposição, a classe agropecuarista do Brasil volta os olhos para Araxá, isso não tenha dúvida. É um foco para se fazer mais negócios e isso é de fundamental importância para o setor agropecuário de Araxá”.

Queijo Minas Artesanal

Outra realização da 39ª Expoaraxá será a etapa regional do Concurso Queijo Minas Artesanal, organizada pelo escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em Araxá, com uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), pelo terceiro ano consecutivo, abre espaço na Expoaraxá para a realização da etapa.

O evento será no dia 12 de abril, a partir das 16h, no Parque de Exposições Agenor Lemos. Segundo Silvia Passos, extensionista da Emater na cidade, o concurso é da região produtora Araxá, uma das cinco existentes no Estado. A região tem 20 produtores cadastrados, e a expectativa é de que todos participem. Este ano é a sétima edição do concurso regional em Araxá. “Neste ano, temos uma parceria, proposta pela Arap, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Vamos ter, então, neste ano, dentro do concurso, o foco também de chamar a atenção dos próprios comerciantes, dos consumidores, da população em geral para a importância do Queijo Minas Artesanal cadastrado”, comentou.

Silvia também relatou que a comissão julgadora será composta por, no mínimo, cinco juízes, que são técnicos e gourmets, conhecedores do assunto. “Esses queijos serão julgados pelo seu aspecto externo, interno e paladar e sabor. Existem as principais características que são observadas como apresentação que inclui formato, acabamento e a cor, consistência, dureza e untuosidade, textura e granulação, e paladar. Esses são os quesitos que vão ser avaliados pela comissão julgadora”, salientou.

“Temos 20 produtores cadastrados junto ao IMA da nossa microrregião composta por Araxá, Tapira, Sacramento, Campos Altos, dentre outras cidades. Eles podem fazer a inscrição prévia nos escritórios do IMA até a véspera do evento e esperamos que todos eles possam estar conosco. Todos os produtores estão convidados para vir acompanhar o concurso”, concluiu

Da etapa Araxá, os cinco primeiros colocados serão convidados a participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, onde será eleito o melhor queijo de Minas Gerais. Produtos da região produtora de Araxá já ocuparam o primeiro lugar do ranking em edições anteriores da etapa estadual, que deve ser realizado em Belo Horizonte, em 2014.

Leilões

No dia 3 de abril, uma quarta-feira, acontece o Leilão Úbere Cheio, da Arap. Dia 4, Leilão de Bezerras e Novilhas. Na sexta-feira, 5 de abril, acontece o Leilão Excelências de Araxá. No dia 9 de abril, é o dia do Leilão Misto Carga Fechada da Arap. Na quinta-feira, dia 11 de abril, Leilão Misto Tradicional. Já no sábado, 13 de abril, será realizado o Leilão Joias de Araxá. E encerrando os leilões, no dia 18 de abril, acontece mais um Leilão Misto Tradicional.

A expectativa da Arap é de que a 39ª edição da Expoaraxá supere o público de 100 mil pessoas. A programação completa da festa pode ser acessada no site www.arap.com.br.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *