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Maria de Lourdes

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Maria de Lourdes Bittencourt de Vasconcellos -Pedagoga e Advogada

O CORAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Depois de um longo período de ausência nesta coluna por questões várias, voltamos a tecer considerações a respeito do assunto dominante no momento entre outros tantos _ a Reforma do Ensino Médio. De início, não é só o ensino médio que impõe reformas. Estas têm que começar no Fundamental, a base da pirâmide de toda uma estrutura sem a qual todo o edifico tende a desmoronar.

A matéria vem repercutindo em todas as camadas sociais e as manifestações são promovidas por motivos políticos, por ignorância total do tema, por várias razões que alongaria sobremaneira mencionar. Entretanto, que o Ensino brasileiro clama por urgentes reformas, isto é inegável. O despreparo dos estudantes em todos os níveis chega aos limites da vergonha e do desencanto que só os renitentes a qualquer tipo de mudança não veem, salvo um número reduzido de exceções.

Saltam aos olhos as deficiências da Educação no Brasil  e os destinatários das mudanças armam resistência a qualquer Projeto que se relacione ao assunto porque, infelizmente, acima deste está a velha política partidária, eivada de vícios, a lavagem cerebral, o costume à manipulação das consciências, a ausência de seriedade á altura do problema.

Mudar é preciso, já há tempos, tarda. Porém, cabe ao Governo deixar de lado a mania de impor medidas coligidas e inventadas nos Gabinetes por agentes públicos sem credenciais técnicas para encontrar aas soluções mais corretas, aquelas que levem ao resultado almejado por todos.

O mais acertado e viável seria a composição de uma equipe apartidária, de alto nível técnico à qual fossem dados amplos poderes para agir em todos os sentidos a fim de detectar as falhas com conhecimento de causa, discutir, dialogar com a comunidade envolvida, Pais, Mestres e, claro, representantes dos destinatários imediatos das medidas a serem implantadas, via representantes selecionados.

Não entendo a supressão de matérias que levam à elevação cultural de nossos estudantes como solução para o impasse nacional  O problema do baixo nível da EDUCAÇÃO BRASILEIRA não está nos currículos adotados, mas em causas muito mais profundas, entre elas: o desencanto pelo Magistério por falta de vocação e valorização da maioria dos agentes, desencanto este, transmitido, consciente e inconscientemente,  aos alunos; a infraestrutura deficiente ou mal utilizada das salas de aula; o desprezo pela adoção de uma didática eficiente e apropriada às mudanças e alterações advindas de um mundo novo em transição; a desvalorização do conhecimento e da Cultura Geral; o desprezo pelo próprio idioma e pela boa leitura; o não envolvimento dos Pais nos eventos e Projetos escolares e muitos outros motivos, até a ausência de alegria e adequação dos alunos à Escola, ao exercício do respeito às regras necessárias à formação do cidadão consciente de seus deveres e direitos.

Maria de Lourdes Bittencourt de Vasconcellos

Pedagoga e Advogada – Cadeira 3 da AAL