Logo Jornal Interação

“Dedicação integral, experiência, trabalho focado e muito carinho e amor”. Essa é a definição do produtor da cachaça artesanal Casarão de Araxá; Marcos Santana. Atualmente Minas Gerais se destaca na produção de cachaça de alambique. No modelo, há a separação da cachaça em frações durante o processo de destilação e somente a melhor parte é aproveitada. A produção é concentrada em pequenos e médios produtores. Ao todo, são 353 cachaçarias registradas no Mapa, totalizando mais de 1,7 mil marcas registradas. E a cada dia um público maior e seleto, aprecia a bebida derivada da cana de açúcar. Mas para se conceber uma cachaça artesanal, fina, apurada e de qualidade, é preciso experiência, conhecimento e ter alguns toques e segredos especiais para fabricar um produto fino e de qualidade. E são esses ingredientes e é claro a prática de uma vida inteira, com dedicação e afinco, do produtor araxaense Marcão, que faz da “Cachaça Casarão”, top de linha em Araxá. De acordo com Marcão, “eu ainda jovem, iniciei o trabalho na produção da cachaça artesanal em Araxá. Eu tive a oportunidade de trabalhar profissionalmente na fabricação de cachaça artesanal, numa grande cachaçaria de nossa cidade, onde aprendi muito, estudei, avaliei todos os processos e ganhei um pouco de conhecimento e técnica para fabricar um produto especial e de qualidade”.

Ainda segundo o produtor araxaense, “ quando a gente passar a diferenciar uma cachaça de uma aguardente, a gente começa a produzir um produto especial e de qualidade.  E para que isso aconteça é necessário muito trabalho, pois na produção da cachaça artesanal, a gente usa o fermento com características naturais. Enquanto, na produção da aguardente, se usa fermento químico e não existe a separação apurada como acontece na destilação da cachaça; como por exemplo:  o início  é descartado por  conter um volume alto de metanol e materiais  pesados,  como chumbo e o   cobre. E no processo da cachaça artesanal, a gente aproveita o meio da produção.  O produto final também é descartado”.

Finalizando, Marcos Santana, disse que está satisfeito com os primeiros resultados. “ Graça a Deus, nossa produção é ´pequena, mas de boa qualidade  e com certeza está agradando os consumidores de Araxá. Nosso trabalho é familiar e feito com muita dedicação e carinho.”

A fábrica da Cachaça Casarão fica na Rua José Menezes de Ávila  145

Chacreamento Alameda do Sol – em Araxá MG

O telefone de contato é o 34 98808 1745

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *