Logo Jornal Interação

O Colégio São Domingos, há 96 anos, faz parte da história araxaense e é referência nacional em educação. A convite da ANGAAD – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, o CSD participará do projeto “Atitudes Adotivas Transformam Vidas” juntamente com outras escolas locais.

 

Esta proposta tem como principais objetivos: desenvolver, por meio de ações propositivas, Atitudes Adotivas nas instâncias de Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Rede Socioassistencial, de modo a ampliar a compreensão humana para as culturas da paz, do respeito e do afeto, como instrumentos de transformação da sociedade; sensibilizar a comunidade sobre a importância da escuta ativa, da empatia, do acolhimento, da valorização das pessoas e do desenvolvimento da cultura comunitária de generosidade e da colaboração, estimulando a comunicação não violenta.

 

Serão realizadas oficinas presenciais e on-line em cada espaço escolar. Em seguida, as escolas participantes apresentarão seus projetos próprios, com linhas de ação elaboradas a respeito do tema. “Este projeto vem somar a várias ações que já estão planejadas para nossa escola. Vamos associar o trabalho de Atitudes Adotivas à Inteligência Emocional. A equipe gestora do projeto está formada e é composta por oito pessoas, sendo estudantes, gestores e Irmãs Dominicanas”, conta a Irmã Dora. “Espero uma boa parceria com as outras escolas e instituições que fazem parte do projeto. Temos muito a aprender com os parceiros e nos dispomos a contribuir, envolvendo todos os segmentos da nossa escola. O Colégio São Domingos pretende realizar um workshop no Centro Cultural CSD, envolvendo demais instituições educativas participantes e Ministério Público.”, explica.

 

Durante este ano, acontecerão encontros para acompanhamento e supervisão das práticas. E como culminância, haverá um evento para exposição das propostas desenvolvidas sobre Atitude Adotiva, equidade, inclusão, diversidade e voluntariedade.

 

No CSD, as ações serão protagonizadas pelos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio, envolvendo toda a comunidade educativa. Segundo a estudante Gabrielly Beatriz Campos será uma oportunidade única. “Minha expectativa para o projeto é muito grande, pois acredito fielmente que isso não chegou à minha vida por acaso e que, juntos, podemos fazer grandes mudanças, não só em nossa escola, mas também em toda a comunidade de Araxá, transformando cada ambiente e tornando-os mais acolhedores e adotivos, em todos os sentidos”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *