Logo Jornal Interação

Francisco José Géa

“A História Do Rock’n Roll “ – Parte 02

Francisco José Géa

“Elvis Presley”

Como já foi dito, que sem a participação dos negros, a musica de rock, deixaria muito a desejar, isto é publico e notório. Entretanto dentro deste movimento musical, surgiu um jovem, muito boa pinta, que possuía um vozeirão, cantava muito bem, dos quais todos os críticos comentaram que “havia aparecido um cantor branco, mas que possuía a voz de um negro”, seu nome era ELVIS PRESLEY.

“A Década de 60”

Foi a década da afirmação do rock. Aconteceu a igualdade artística, fazendo com que a indústria fonográfica se intensificasse, favorecendo o surgimento de muitos outros artistas. Foi o período de maior sucesso do “Rei do Rock”, Elvis Presley, que estourava na musica e no cinema.

Anos 60, também conhecido como “Anos Rebeldes”, precisamente entre os anos de 1962/63, quando surgiram entre alguns, gente muito boa, como CHUCK BERRY, LITLE RICHARDS, JERRY LEE LEWIS, EDDIE HODGES, NEIL SEDAKA, PAUL ANKA, LLOID PRICE, FRANK AVALON, BOBBY DARIN, BUDDY KNOX, PAT BOONE e muitos outros.

“A Corrente Musical”

Foi uma corrente tão forte que despertou a atenção de todas as gravadoras, pois no inicio, este pessoal era contratado apenas por pequenas e obscuras gravadoras. Com o sucesso houve a entrada e participação das chamadas “GIGANTES” do mercado musical, firmas tais como a RCA VICTOR, CBS, COLUMBIA, CAPITOL, DECCA e MERCURY, que logo foram contratando todos estes cantores, logrando ganhar as paradas musicais de todo o universo.

“Influencia”

Esta explosão musical é que veio a influenciar e a surgir no cenário musical, lá mesmo nos Estados Unidos, um jovem americano, que foi o grande fenômeno da musica, após o surgimento de Elvis Presley, chama-se BOBY DYLAN, que até hoje encanta  a todos. Seu estilo há uma mistura de muita poesia, havendo uma reunião das coisas mais lindas do rock, do blues e da musica country. Também foi o “rock americano”, que no inicio dos anos 60, veio influenciar o aparecimento de uma banda, na Inglaterra, precisamente na cidade de Liverpoll, que era composta por 4 jovens cabeludos e veio a se chamar de “BEATLES”, que emocionou todo o mundo. Mas a historia dos Beatles já é outro capitulo dentro da historia, que merece outros capítulos, e esta parte fica para depois.

“O Grande Historiador Do Rock”

A pessoa que mais conhece a historia do rock, o critico e jornalista americano chamado de GREIL MARCUS, sendo que foi ele o fundador da mais conhecida revista sobre o rock que já existiu e que se chamava de ROLLING STONE.

Greil foi um verdadeiro fenômeno cultural, que durante décadas incentivou e contou toda historia com todos os acontecimentos da historia do rock. Escreveu diversos livros, entre eles o mais completo de todos eles, e que leva o titulo de “A UTLTIMA TRANSMISSÃO”, que foi traduzido e lançado recentemente no Brasil, pela Editora Conrad, de São Paulo.

Foi ele, pela primeira vez, quem mostrou que a musica de rock e a musica POP, podia ser um assunto muito sério e ia muito além da musica.

Em seus textos ele se esforçava para dar ao rock um contexto bem mais amplo do que uma mera musica de entretenimento.