Destaque »

Malvinas e Villa Nova saem na frente na semifinal do Amador

19 de novembro de 2019 – 11:34 |

Começaram no último domingo, dia 17 de novembro de 2019,  no estádio Fausto Alvim, as semifinais do Campeonato Amador de Araxá, versão 2019, promovido pela Liga Araxaense de Desportos. Na primeira partida da manhã …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Construção de espetáculos é tema de encontro em Araxá

O diretor, produtor cultural e idealizador do TIM ArtEducAção, Marcelo Andrade, visita a cidade para a série ‘Diálogos’

O diretor, produtor cultural e idealizador do TIM ArtEducAção visita Araxá no dia 13 de novembro, às 19h, no Centro de Formação do Professor (Rua Thieres Botelho, 110 – Centro) para a  série “Diálogos”. “Em um espetáculo mágico, tudo funciona em perfeita harmonia. Cada um reconhece a importância do papel do outro para o sucesso da apresentação”, afirmou Marcelo Andrade. No Centro de Formação do Professor, Marcelo se reúne com os arte-educadores das oficinas artísticas realizadas na cidade, para trocar experiências e mostrar como técnicas de produção e interpretação são importantes para o sucesso de um espetáculo. Os artistas, arte-educadores e educadores locais interessados em roteiro e direção também podem participar gratuitamente do encontro. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação da cidade, pelo telefone (34) 3669-1771.

 No encontro, também são acertados os últimos detalhes da Mostra Artística do TIM ArtEducAção, evento por meio do qual o público em geral conhece o trabalho realizado pelo programa. Em Araxá, o tema da apresentação vai ser “Sonho de Brinquedo”. A grande novidade deste semestre vai ser a participação da oficina de arte digital nas mostras artísticas.

 Marcelo Andrade fala sobre a série “Diálogos”. “No primeiro semestre, os encontros foram bastante construtivos e esclarecedores. O desafio agora vai ser acrescentar o trabalho da arte digital nas mostras artísticas e mostrar que a tecnologia também pode ser transformada em arte e provocar reflexões. Meu desejo é que os espetáculos, mais uma vez, encantem ao público e provem como o programa modifica vidas”, explicou.

 Cerca de 212 alunos das oficinas artísticas de artes plásticas, teatro, artes circenses, dança, música e arte digital já estão estudando o tema que vai estimular a imaginação do público respondendo à questão: “Se eu fosse um brinquedo seria….”.

 Virgínia Magalhães, articuladora do programa na cidade, ressalta a importância da série “Diálogos”. “O encontro vai direcionar bem a nossa apresentação. Um olhar experiente como o do Marcelo vai acrescentar muito. Nosso desejo é superar a Mostra do primeiro semestre e agradar ao público”, falou. Para a secretária de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, “O TIM ArtEducAção mostra como a arte pode transformar a criança. Ao subir no palco, os alunos se sentem valorizados diante da admiração da plateia, aumentam a autoestima e se tornam cidadãos mais completos”, ressaltou.

 TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas a aproximadamente 5.000 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, por ano, em 12 cidades mineiras. O programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 Em Araxá, cerca de 220 alunos da rede pública de ensino participam das oficinas artísticas gratuitas de artes plásticas, teatro, artes circenses, dança, música e arte digital realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, Dance Academia e Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo.