Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

‘O Barba Azul além do que contam os livros’, em Araxá

“Gilles – La Barbe Bleue” é o novo espetáculo da Cia. Valentina de Teatro (Araxá-MG) que vai estrear neste mês de Dezembro/2016 em Araxá e Belo Horizonte e tem direção de Leo Ortiz. O último escritório, num canto do mundo. Três investigadores analisam casos mal resolvidos e nebulosos, históricos ou fictícios, com base na literatura mundial. Após muito tempo, surge uma nova alma para compor o grupo. A partir daí velhas histórias começam a se repetir e novos assassinos e assassinatos despontar. Até que ela traz à tona uma antiga investigação e evidências sobre o caso “La Barbe Bleue”, que estremece a realidade e a ficção de todo o grupo. A narrativa passa a ser cada vez mais sombria que uma mera e corriqueira investigação. Texto criado a partir de estudos sobre a perversão humana e assassinos notórios, com base na pesquisa do Teatro do Absurdo, que busca revelar o inusitado através das ironias e das mazelas humanas enfocando o comportamento social e o existencialismo.

“A perversão é inerente ao ser humano”.

Indicação etária: 16 anos. A Companhia Valentina de Teatro, em seus cinco anos de trajetória, vem pesquisando o teatro de formas animadas a fundo. Em seus espetáculos, mescla técnicas e métodos de interpretação, sempre em busca de um teatro de múltiplas linguagens, onde o ator, o objeto e o boneco sejam protagonistas de suas histórias. Leo Ortiz; Artista Cênico e pesquisador das teorias e práticas de Teatro, confecção e atuação em teatro de animação. Arte Educador, ator e diretor teatral, Graduado pelo Curso de Teatro da UFMG e pelo Curso de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG. Contam em sua trajetória, experiências com artistas nacionais (Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, etc) e internacionais (Rússia, Espanha, Itália, Argentina, Alemanha, Chile e Índia). Especializado em Teatro de Animação, atua e dirige espetáculos mesclando linguagens e pesquisas com atores e formas animadas. Diretor fundador da Cia Valentina de Teatro. Luciana Antunes; Luciana Antunes é artista plástica, atriz e produtora, e realiza pesquisas teóricas e práticas nas Artes Cênicas, especializando-se em Teatro de Animação. É Co-fundadora da Cia. Valentina de Teatro. Entre março e maio de 2015 participou do “Laboratório Plan B”, dirigido por Natacha Belova (Rússia) em Santiago – Chile, onde realizou uma pesquisa intensiva em confecção e manipulação de bonecos teatrais e desenvolveu a cena curta “Camarim”. Bruna Miranda; Atriz, formada pelo Centro de Cursos Teatrais. Iniciou sua carreira em um grupo estudantil e hoje integra a Cia Valentina de Teatro como atriz, produtora e técnica. Fundou sua própria Companhia de Teatro, na qual estuda diversas histórias reais e as transforma em arte/poesia. Experiências que se destacam em sua carreira são trabalhos com Cangaral Produções, Grupo Galpão, Anita Mosca (Itália), Rômulo Avelar, Rafaela Cappai e seu mais recente espetáculo conta com consultoria de Simone Ordones, quando ingressou para a Companhia Valentina. O espetáculo será realizado no próximo dia 13 de dezembro a partir das 20 horas no CCT -Centro de Cursos Teatrais de Araxá, na rua Dom José Gaspar, 33 no centro.  Ingressos: Informações pelo telefone (34) 3664-5077.