Destaque »

Romeu Zema defende inclusão de Estados e municípios na Reforma da Previdência

16 de julho de 2019 – 11:41 |

O governador Romeu Zema avaliou positivamente,  a aprovação em primeiro turno do texto-base da Reforma da Previdência pela Câmara Federal. Zema defendeu ainda, que Estados e municípios sejam incluídos na proposta, que ainda será analisada …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Meio Ambiente

IPDSA e parceiros comemoram a Semana do Meio Ambiente em Araxá

FOTOS_SemanadoMeioAmbiente (2)Várias atividades estão sendo desenvolvidas em Araxá desde o último  domingo, dia 05 de junho em comemoração à Semana do Meio Ambiente no município de Araxá. As ações estão sendo promovidas

Pelo IPDSA –  Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá s com foco na Educação Ambiental em prol da sustentabilidade. A abertura da semana foi no  domingo, na Praça Célia Montandon, no bairro Mangueira I, durante o 14° Desafio Morro da Onça de Mountain Bike, com palestra intitulada “Bicicleta, um caminho para a sustentabilidade”. Na segunda-feira, 6, em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos,  foi realizada  no Teatro Municipal, em parceria com a PM  uma palestra da Polícia Militar Ambiental sobre o tráfico de animais silvestres, tema este proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). As atividades continuaram na terça-feira, 7, e na quinta-feira, 9, com as oficinas levando o seguinte tema “Meio Ambiente construído e desafios para acessibilidade” que serão realizadas nas escolas públicas do município. Já na  quarta-feira, 8, às 8h30, a Semana do Meio Ambiente teve  também a abertura oficial do Projeto Cientistas do Cerrado, que conta com parceria da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio das Secretarias de Educação e de Turismo e Eventos, da Sala Verde e do IPDSA. A ação privilegia projetos pedagógicos que propiciam aos alunos e professores do município conhecimentos dos aspectos ambientais da empresa e das suas atividades de conservação da biodiversidade do Cerrado. Hoje (sexta-feira, 10) , o encerramento da semana será realizado pelo projeto Cultivando Água Boa, com visitas a propriedades localizadas na bacia do córrego Feio, com objetivo de realizar um diagnóstico sobre a realidade socioambiental nesse manancial. O Cultivando Água Boa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Trata-se de uma DSC_4917estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises com as quais a humanidade já se defrontou: as mudanças climáticas, que põe em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos, como a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo. Todas as atividades serão realizadas em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.

 

DSC_4922 FOTOS_SemanadoMeioAmbiente (1)