Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Meio Ambiente

IPDSA e parceiros comemoram a Semana do Meio Ambiente em Araxá

FOTOS_SemanadoMeioAmbiente (2)Várias atividades estão sendo desenvolvidas em Araxá desde o último  domingo, dia 05 de junho em comemoração à Semana do Meio Ambiente no município de Araxá. As ações estão sendo promovidas

Pelo IPDSA –  Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá s com foco na Educação Ambiental em prol da sustentabilidade. A abertura da semana foi no  domingo, na Praça Célia Montandon, no bairro Mangueira I, durante o 14° Desafio Morro da Onça de Mountain Bike, com palestra intitulada “Bicicleta, um caminho para a sustentabilidade”. Na segunda-feira, 6, em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos,  foi realizada  no Teatro Municipal, em parceria com a PM  uma palestra da Polícia Militar Ambiental sobre o tráfico de animais silvestres, tema este proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). As atividades continuaram na terça-feira, 7, e na quinta-feira, 9, com as oficinas levando o seguinte tema “Meio Ambiente construído e desafios para acessibilidade” que serão realizadas nas escolas públicas do município. Já na  quarta-feira, 8, às 8h30, a Semana do Meio Ambiente teve  também a abertura oficial do Projeto Cientistas do Cerrado, que conta com parceria da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio das Secretarias de Educação e de Turismo e Eventos, da Sala Verde e do IPDSA. A ação privilegia projetos pedagógicos que propiciam aos alunos e professores do município conhecimentos dos aspectos ambientais da empresa e das suas atividades de conservação da biodiversidade do Cerrado. Hoje (sexta-feira, 10) , o encerramento da semana será realizado pelo projeto Cultivando Água Boa, com visitas a propriedades localizadas na bacia do córrego Feio, com objetivo de realizar um diagnóstico sobre a realidade socioambiental nesse manancial. O Cultivando Água Boa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Trata-se de uma DSC_4917estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises com as quais a humanidade já se defrontou: as mudanças climáticas, que põe em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos, como a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo. Todas as atividades serão realizadas em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.

 

DSC_4922 FOTOS_SemanadoMeioAmbiente (1)