Logo Jornal Interação

Em 2013, o Brasil notificou mais de 1,4 milhões de casos suspeitos de dengue, um aumento de 54,6% em relação a 2012. Entre janeiro e dezembro, foram registrados 558 mil casos de dengue confirmados, sendo a dengue clássica, a com complicações e a hemorrágica. O Sudeste foi à região com o maior número de notificações da doença em 2013, responsável por 63,4% do total, sendo Minas Gerais o estado com mais casos números de óbitos.

Há diferentes meios de proliferação para o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e eles variam de região para região. No Sudeste, 37,5% dos depósitos estavam em água armazenada em recipientes e 36,4%, no lixo. A maioria desses criadouros foram encontrados em domicílios, em pratos de plantas, caixas d’águas e outros locais.

Em Minas Gerais no ano passado, Uberaba foi o município com mais mortes confirmadas: 20. Em seguida  Belo Horizonte com 8, Teófilo Otoni com 6, Sete Lagoas com 4, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Contagem, Santa Luzia, Muriaé e Ipanema com 3, Carangola, Divinópolis e Ituiutaba com 2 e Mamonas, Frei Gaspar, Buritizeiro, Cataguases, Pirapetinga, Pirapora, São Geraldo do Baixio, São João da Ponte, Cláudio, Carneirinho, Campos Altos, Sacramento, Aimorés, Itaúna, Pedro Leopoldo, Águas Formosas, Santa Margarida, Carlos Chagas, Bocaiúva, Ubaporanga, Nova Serrana, Conquista, Itambacur, Ponto Chique, Patos de Minas, Manhuaçu, Monte Carmelo, Santo Antônio do Monte, Iturama, Além Paraíba, Santana do Paraíso, Ribeirão das Neves, Caetanópolis, Ipatinga, Piumhi, Ubá, Itabira, Leandro Ferreira, Tabuleiro, Araguari e Manga com 1 morte cada. No total foram registrados 116 obitos em Minas Gerais.

Em Araxá não foram registrado nenhum óbito em 2013, mais os números foram surpreendentes. Foram 1058 casos suspeitos da doença, sendo  368 casos confirmados. Segundo a bióloga do Setor de Zoonoses Loren dos Reis Rocha, demonstra que os moradores devem ficar em alerta. A bióloga esclarece que a dengue não está fora do controle em Araxá, mas que todo o cuidado é pouco para a doença não virar uma epidemia no ano de 2014. “Araxá está em médio risco. Não posso falar que o setor não está preocupado, nós estamos sim, porém, não estamos fora de controle. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. A população tem que se conscientizar do seu papel. Os casos confirmados do ano passado foram à maioria dengue clássica, já tivemos dengue com complicações, mais essas pessoas que tiveram essa dengue, eram pessoas com histórico de alguma outra doença”, relata a bióloga.

Sintomas da dengue :

Febre alta (acima de 40°) início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, extremo cansaço, dentre outros, são os sintomas que podem sinalizar que a pessoa esteja com dengue.

Tratamento da dengue:

O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos antitérmicos que devem recomendados por um médico.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *