Logo Jornal Interação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comemorou no dia seis de dezembro, os seus 65 anos. A empresa foi a primeira do país a desenvolver o trabalho de assistência técnica e extensão rural.

As comemorações tiveram início com uma grande mostra dos produtos da agricultura familiar na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A abertura do evento foi realizada pelo secretário Elmiro Nascimento, pelo presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, e pelo presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito.

Um dos objetivos da feira foi apresentar o resultado do trabalho da Emater junto aos agricultores familiares de Minas Gerais. A empresa está presente em 793 municípios mineiros, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Emater-MG atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético, entre outros. Os extensionistas orientam os agricultores, oferecendo todo o suporte técnico para que eles obtenham sucesso em suas atividades.

A mostra contou com 90 estandes com produtos de todas as regiões do Estado. Os agricultores comercializaram peças artesanais, queijos, quitandas, doces, cachaça, mel, hortaliças e frutas. “Além de divulgar seus produtos e comercializá-los, os produtores trocaram experiências e fizeram contatos para futuras vendas”, diz a coordenadora estadual técnica da empresa, Marinalva Soares. Além dos produtos da agricultura familiar, a mostra contou também com estandes das empresas patrocinadoras do evento.

Cerca de 15 mil pessoas visitaram a mostra. Para a produtora Creudinícia Josué, do município de Mendes Pimentel, no Leste de Minas, o evento foi uma grande vitrine. “Pude apresentar muitos produtos, inclusive uma novidade que é o doce de mamão inteiro. Vendi toda a produção que trouxe. Foi ótimo ter participado”, afirmou.

Já a produtora Marina Silva Moreira, de Pará de Minas, comercializou 240 potes de doces e 70 quilos de goiabada. “Compensou demais participar do evento. Além do lucro apresentei os produtos. A organização do evento pelos técnicos da Emater foi excelente”.

“Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado da mostra. Tivemos um grande retorno do público da Cidade Administrativa que elogiou a variedade e a qualidade dos produtos mineiros. E para os agricultores foi uma oportunidade de comercialização e de prospecções para novos negócios”, comentou o secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento.

A mostra foi promovida pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e executada pela Emater-MG em parceria com o Sistema Ocemg, Senar, CaféBrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Fetaemg, Furnas, Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *