Logo Jornal Interação

União entre teoria e prática

13//09/2013- 16:26

PorEditor1

set 13, 2013

Araxá tem agora seu primeiro profissional mestre na área de treinamentos (fisiologista): Rodrigo Otávio defendeu sua dissertação de mestrado no último dia 22 de agosto de 2013, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Ele possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) pelo Uniaraxá (2009 e 2010) e agora é Mestre em Educação Física, com estudos em Cardiologia do Exercício, pela UFTM. A meta agora é entrar em um programa de doutorado e aprofundar ainda mais os estudos.

O grande diferencial de Rodrigo com relação aos muitos profissionais da área é que ele tem a boa união de teoria e prática esportiva. Começou sua carreira como atleta em 1989, quando praticou judô por 1 ano e jiu-jítsu até 1993. Durante esse período, exatamente em 1992, começou a praticar ciclismo e o mantém até hoje, então pode-se dizer que Rodrigo tem 25 anos de prática esportiva especializada ininterruptas, sempre em esportes individuais. Há cinco anos, começou trabalho de consultoria esportiva  e fez vários campeões no ciclismo e mountain bike. Dentre eles, já galgaram quatro Troféus Moraes e vários campeonatos nacionais e estaduais e trabalhou em academia por 10 anos. Temos aqui 7 anos de estudo, sendo 4 de graduação, e os demais no mestrado,  13 anos de trabalho, 25 anos de prática. Destes 25 anos, 24 de competições nacionais e uma participação em competição mundial e 5 anos com trabalho especializado.

Rodrigo ressalta a importância deste “casamento” do ato de praticar com o ato de estudar, pois os profissionais da educação física são os poucos profissionais que têm esta vantagem, de poder testar métodos de prescrição antes de colocá-los em prática, mas acha tremendamente importante ter boa fundamentação, pois os trabalhos são realizados com seres humanos, e boa parte dos profissionais tem preguiça de ler e atualizar-se, um grande pecado, pois estudos na fisiologia do exercício estão cada mais aprofundados e precisos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *