Logo Jornal Interação

Por Simone Maria Rodrigues Rosa:

01- Faça uma apresentação da Laena mulher, filha, mãe, esposa e empresária; seu jeito de ser, suas vontades

Vou me apresentar aqui de uma forma bem descontraída, rsrsss…

Sou extremamente justiceira, ainda um pouco tímida, não gosto muito de aparições em público, sou mais reservada, não sou de ficar em redes sociais com exposições por onde ando, prefiro manter a vida pessoal e familiar privada, penso que o caráter a honestidade, a caridade e a solidariedade, são pontos importantes para levar uma consciência tranquila desta para a outra vida, e o exercício diário dessas práticas me faz querer sempre buscar e aprender mais para expandir uma consciência mais plena.

Nasci em Belo Horizonte, mas morei em Porto Velho até os 13 anos, retornando para Araxá que é terra natal da minha família paterna,  e desde então não saímos mais de Araxá.

Tenho mais 3 irmãos (Leonardo, Loren e Geraldo Jr, conhecido como Tchatcha), sendo eu a mais velha.

Sempre fui muito caseira, era da escola para casa,  raramente saia nos fins de semana, exceto após a missa nos domingos, ia algumas vezes no Destak, para quem é da minha época vai se lembrar do ponto de encontro dos jovens de Araxá, que era na praça Governador Valadares, e sempre gostei de ajudar minha mãe nos afazeres de casa, era uma forma de me sentir útil.

Com 18 anos prestes a entrar no curso de engenharia civil em Uberaba fui convidada para participar de um concurso que na época o Sesc promovia, era o concurso Garota Piscina, apesar da imensa vergonha e timidez acabei arriscando e indo participar perante o incentivo de um dos membros da comissão organizadora do evento, e no meu intimo era perder tempo, pois na minha cabeça eu não tinha nenhuma chance de ganhar, fui só pela insistência, com o coração na mão e com muita vergonha, e não final tive a grande surpresa que não esperava, acabei ganhando primeiro lugar kkk.

Aos 22 anos casei aqui em Araxá com Wagner Borges que é natural daqui mesmo, inclusive é meu primo, na verdade meu tio (José Messias Aquino, que faleceu na covid), irmão do meu pai havia escolhido Wagner como meu futuro marido,  desde que eu era criança, me lembro que chorava de raiva kkk, e não é que, por ironia do destino acabamos mesmo casando. E formamos uma linda família com dois filhos que atualmente já estão cursando faculdade fora de Araxá.

02 –  Você possui uma formação acadêmica diversificada, com bacharelados em Matemática, Ciências Contábeis e Engenharia Ambiental, além de uma pós-graduação em Gerência e Tecnologia da Qualidade. Como você vê a interseção entre essas áreas em sua vida e carreira?

Na verdade eu queria mesmo era cursar engenharia Civil, mas por conta do casamento e o curso naquele período ser em Uberaba, acabei cursando primeiro matemática no Uniaraxa, pois não existia muitas opções de cursos na faculdade daqui, em sequência ao curso de matemática resolvi fazer Ciências Contábeis,  naquela época meu pai era sócio da empresa Precismec e optei por cursar contábeis com intuito de trabalhar na empresa do meu pai, o que também não deu certo, pois acabei indo trabalhar na Arafértil, no total foram 17 anos nessa empresa, a Arafértil, e após sucessivas incorporações hoje é a Mosaic.

Eu trabalhava na área de engenharia no controle de investimentos, e como gostava de estudar, em 2002 o cefet de BH trouxe para Araxá o curso de pós graduação em Gerência e Tecnologia da Qualidade, não pude perder a oportunidade, até porque na mesma época a empresa estava também passando pela certificação ISO 9001, agregando ainda mais conhecimento para meu currículo. Não estando ainda satisfeita, simplesmente por não ter feito um curso de engenharia, resolvi em 2015 cursar Engenharia Ambiental, mais por curiosidade, mas foram 5 anos de muito aprendizado, me vi nesse período muito apaixonada pelo planeta e como podemos cuidar mais dele, me conscientizou bastante e me inspirou de forma que, podemos começar no simples ato de separar o lixo orgânico do reciclado, o qual pratico com maior zelo, economizar em todos os sentidos, inclusive do bem mais precioso que temos que é a água potável, nós brasileiros ainda temos muito a agradecer por ter essa preciosidade em abundancia em relação a vários países que precisam racionar. Enfim, viver é estar buscando sempre o novo, um aprendizado diferente.

03 – Você apresenta um dinamismo nato, concilia trabalho profissional, sindica do condomínio onde mora, dedicação plena para cuidar  de sua família, principalmente de sua mãe que requer cuidados  e seu pai ,  você faz questão de acompanhar de perto. Como você  lida com tantos afazeres e responsabilidades em busca de um equilíbrio familiar e pessoal?

Exatamente, no final de 2022 me permiti dar uma desacelerada no campo profissional, quando vi minha mãe dar uma declinada no estado de saúde por conta de uma doença pouco conhecida, a neuralgia do trigêmeo, precisei me afastar do trabalho para acompanhar mais de perto inclusive devido o tratamento ser no Rio de Janeiro e em sequencia no inicio de 2023 meu pai também inicia um quadro de demência o qual não poderia ficar desamparado, tendo que ir a vários especialistas fora de Araxá e finalmente essa semana após um longo tempo para conseguir uma consulta com um médico excepcionalmente magnifico  em conhecimento de medicina de precisão em SP capital, felizmente creio que agora com o tratamento assertivo que já iniciou ele irá se recuperar.

Agora a missão mais desafiadora nesses últimos 8 anos, sem dúvida é ser Presidente do bairro em que moro, Riviera do Lago. No início um tanto trabalhoso, já que o condominio era um tanto deserto, no sentido de não existir área de laser, jardins, pomar, pista de caminhada era de terra, quadras, um parquinho um tanto deficiente, praças sem iluminação adequada… enfim não dá nem para enumerar a quantidade de problemas e correções que surgiram e que ainda surgem para solucionar com poucos recursos que temos e ainda ter que lidar com criticas de diversas pessoas que aqui residem, bom, paciência, só estou nessa pois gosto de ver as coisas acontecerem independente de ser valorizada ou não, até porque me dedico e me esforço ao máximo sem receber por isso, o presidente e membros do conselho da diretoria trabalham em prol do bairro sem serem remunerados, é um trabalho voluntário. Tenho desde que assumi a presidência da associação pessoas incríveis e maravilhosas que estão sempre do meu lado no auxilio constante das tarefas rotineiras de um bairro que demanda muito trabalho. São pessoas extremamente competentes e que me dão força para seguir em busca de inovações constantes na dinâmica de gerir nossa Associação.

04- Cuidar da família requer muito dedicação, determinação e sacrifícios. Como você se mantém resiliente diante desses desafios e ainda encontra tempo para cuidar de si mesma?

Nessa altura do campeonato, já tenho uma rotina bem cronometrada kkk, procuro resolver tudo de imediato para não acumular tarefas, o que tem que resolver já procuro despachar logo, abro mão muitas vezes do meu tempo livre para deliberar e resolver assuntos de diversos interesses, tanto da associação quanto familiar que é constante,  e quando sobra um tempinho tento usufruir para mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *