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A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a partir do dia 24 de abril, recebe a Jornada de Produção e Gestão Cultural promovida pelo Grupontapé de Teatro. Os artistas de Uberlândia vão colocar o pé na estrada para levar palestras, debates e peças teatrais acerca da arte às cidades de Monte Carmelo, Patrocínio, Araxá e Ituiutaba.

Segundo a coordenadora do evento, Kátia Bizinotto, a intenção é levar para as cidades do interior, um evento que promova a reflexão e o debate a respeito do fenômeno da economia da cultura ou economia criativa e as possibilidades que se apresentam a partir daí para a manutenção dos grupos culturais e para o desenvolvimento social e econômico dessas cidades, além do uso de ferramentas de gestão para garantir a eficiência dos grupos e ações culturais. “Nós vamos levar o case do Grupontapé de Teatro como exemplo, mas com a pretensão de compartilhar experiências e reforçar a ideia de que grupos artísticos de cidades interioranas têm a possibilidade de viver de cultura”, complementa Bizinotto.

A primeira parada do Grupontapé será em Monte Carmelo, nos dias 24 e 25 de abril. Nos dias 09 e 10 de maio, o grupo segue para Patrocínio. Na semana seguinte, nos dias 15 e 16 de maio, será a vez de Ituiutaba. A terra de Dona Beja, Araxá, será a última edição da Jornada, nos dias 30 e 31 de maio. Os eventos sempre serão realizados das 8 às 20 horas.

A Jornada

O evento contará com palestras, intervenções cênicas, apresentações de peça teatral e um debate entre os participantes. “Nós vamos conduzir o evento baseados em três eixos temáticos sendo eles: a cultura como fator estratégico do desenvolvimento, a eficiência como âncora de sustentabilidade e a experiência do teatro aplicado como plataforma de sustentabilidade e desenvolvimento humano”, informa Kátia Bizinotto.

Os palestrantes serão membros do Grupontapé de Teatro. O produtor e diretor Rubem dos Reis, as produtoras, diretoras e atrizes Kátia Bizinotto e Kátia Lourenço.  “Nós abordaremos desde a transversalidadeda cultura e o seu potencial de estímulo ao desenvolvimento, passando pelos conceitos de negócio cultural, a importância do pensamento, ferramentas de gestão em grupos artísticos e o resultado da vivência de 18 anos do Grupontapé de Teatro”, detalha Kátia Bizinotto.

 

Segundo explica a organizadora do evento, a Jornada é realizada no momento em que o Grupontapé aproxima-se dos 20 anos de estrada. “Nós sentimos a necessidade de passar adiante a nossa experiência, mostrando para os grupos de cidades da região que investir em arte dá certo. Criatividade não falta aos artistas interioranos, o que precisa é ter estrutura para dar continuidade aos projetos, investir na gestão e administrar bem. Afinal, a cultura também deve ser vista como negócio. Essa percepção é muito importante”, finaliza Bizinotto.

Inscrições

Para participar da Jornada, a pessoa precisa inscrever-se. A inscrição é gratuita e segue até completar todas as vagas disponíveis para cada localidade.

A ficha de inscrição está disponível no link: https://www.copy.com/s/bBYT9hxuJJEj e deve ser encaminhada para o e-mail: jornadacultural@grupontape.com.br. “Nós pedimos para que as pessoas, quando se inscrevem, ficarem atentas à cidade que vai participar”, reforça Bizinotto.

 

Por Editor1

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