Logo Jornal Interação

Seja no esporte, no trabalho ou na política a mulher vem superando o preconceito e a discriminação, conquistando seus espaços e ocupando posições que antigamente eram estritamente reservadas ao homem.

A beleza e a competência de um sexo “frágil” exercendo, com muita habilidade, funções, até então, estritamente masculina, prova que as mulheres estão a cada dia ocupando o seu espaço na sociedade.

Na cidade de Araxá, Patrícia Maria Vargas, no ano de 2011, foi a primeira mulher a atuar como supervisora de mina da Vale Fertilizantes. Patrícia é engenheira de produção formada pela Universidade de Uberaba (Uniube) e técnica em Mineração pelo Cefet Araxá. Uma das principais atividades realizadas nessa função é definir as frentes de lavra de minério que deverão abastecer a usina. Por ser uma função anteriormente desempenhada exclusivamente por homens, a engenheira, no início, teve muito receio ao assumir o cargo: “senti até um pouco de medo, mas a confiança e o apoio depositado em mim pelos colegas foi o suficiente para que eu ganhasse traquilidade para desempenhar bem meu trabalho”, explicou.

Patrícia contou que trabalha na unidade desde 2003, na área da mina. Iniciou suas atividades como técnica, na área de Geologia, até assumir o cargo de supervisora de Planejamento. “Isso, para mim, é gratificante. Saber que pelo esforço que eu fiz hoje estou sendo recompensada, não tive maiores problemas em trabalhar com homens, o importante é a qualidade e o profissionalismo da equipe e eles me ajudaram muito”, comentou.

Andréia Aparecida Vargas Oliveira, irmã da Patrícia, também não se intimidou com a função estritamente masculina e partiu em busca de sue espaço. Técnica em Mineração pelo Cefet Araxá, cursando o 9° período de Engenharia Química pela Universidade de Uberaba (Uniube), desde 2007, está trabalhando no setor de Desenvolvimento e Processo Mineral da Vale Fertilizantes.

Entre as suas principais atividades como técnica de mineração, está a prática de ensaios de flotação [método de separação de misturas] em bancada e coluna, realizados com o minério da mina do barreiro e da mina F4, com o objetivo de otimizar o processo de recuperação da apatita, principal mineral que a Vale Fertilizantes explora. “Quando conheci essa profissão, me interessei muito e gosto do que faço. Apesar de ser atividade masculina, a mulher também pode conseguir seu espaço; ela permite o crescimento profissional. Hoje faço engenharia química, buscando melhor capacitação. Agradeço a toda a minha família e à empresa pela confiança”, comentou Andréia.

Junto com Andréia, duas técnicas em mineração e três engenheiras de processo atuam também nesse setor. De acordo com a profissional, a mulher vem conquistando seu espaço pelos próprios méritos.

Márcia Mika Saito é geóloga e passou a atuar como supervisora de geologia nas minas da Vale Fertilizantes em 2011. Atua no apoio às equipes de geologia de curto prazo, elaboração e implantação de rotinas e procedimentos conforme “boas práticas da indústria” e coordenação das atividades de geração, modelos geológicos de longo prazo e pesquisa geológica e caracterização tecnológica.

A profissional também é técnica em Química, graduada em Geologia em 1998 e Mestre em Geologia desde 2002.  “Trabalho em equipe, mas não lidero ninguém. A partir do momento que você se responsabiliza pela condução credenciada de um grupo, já é um grande desafio. Homens e mulheres são bem qualificados. Aqui na empresa não tem nenhum tipo de distinção. Todos me respeitam profissionalmente”, contou.

Ela relatou que, na gerência coorporativa de Araxá, 35% do grupo é composto por mulheres. “A formação da geologia é predominantemente de homem, mas gosto do que faço. A mulher tem que acreditar primeiro nela, se capacitar e ir à luta. Quando você corre atrás daquele objetivo, seja homem ou mulher, a pessoa acaba sendo muito bem recompensada”, finalizou.

Os tabus de profissões estritamente masculinas vêm caindo. Todos os dias, as mulheres conseguem ocupar cargos cada vez mais importantes nas empresas, na política e na sociedade, a exemplo da nossa primeira presidenta da República, Dilma Roussef. Temos também a liderança de Graça Foster na presidência da Petrobrás, além de muitas outras grandes conquistas.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *