Logo Jornal Interação

Minas Gerais é o Estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), referentes aos meses de janeiro a maio. A base de informações agrega estatísticas disponibilizadas pelas 27 unidades federativas brasileiras e tem, por finalidade, subsidiar a implementação de políticas públicas em segurança e defesa social. Nos três últimos anos, Minas passou de terceiro colocado no ranqueamento, em 2019, para segundo, em 2020, até alcançar a primeira colocação nos primeiros meses de 2021.

O ranking liderado por Minas Gerais neste ano avalia as menores taxas de incidência criminal: ou seja, o somatório de ocorrências registradas, de forma proporcional à população estadual, conforme a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período analisado, multiplicando o resultado por cem mil.

Neste mesmo contexto, com a implementação de estratégias de prevenção e repressão criminal baseadas na filosofia de polícia comunitária, na mobilização social e na integração com os demais órgãos públicos de segurança, o 37º Batalhão de Polícia Militar sediado em Araxá e responsável por outros 11 municípios apresentou neste mês de setembro o menor número de crimes violentos registrados por mês desde o ano de 2017.

O Comando da Unidade ressalta que a tropa tem trabalhado firme dia após dia na busca pela prevenção criminal nos municípios da área e ainda que os resultados não seriam possíveis sem o envolvimento e a integração da Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Penal e das prefeituras dos municípios da área de abrangência do 37º BPM.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *