Logo Jornal Interação

Maior competição da modalidade na América Latina, reúne 1.200 ciclistas até domingo. Nesta sexta-feira, a atração será a prova de Contrarrelógio.

O município de Araxá, no interior de Minas Gerais, já vive o clima da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, principal circuito de MTB da América Latina. A abertura da temporada, reunindo 1.200 ciclistas, será hoje (21) com provas até domingo, quando serão conhecidos os campeões de todas as categorias da CIMTB Levorin, da Copa LM de Amadores e da Pear Izumi Night Run.

Um dos destaques do dia será a presença do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e do Prefeito do Município, Jeová Moreira da Costa. Ambos participarão da cerimônia de abertura às 19h, no Tauá Grande Hotel, com homenagens aos quatro representantes brasileiros do MTB nos Jogos Sul-Americanos, no Chile: Henrique Avancini, Rubinho Valeriano, Isabella Lacerda e Raiza Goulão. A equipe garantiu três medalhas no evento internacional no final de semana passado.

“Tradicionalmente, o dia anterior ao início da competição é o primeiro com frio na barriga para quem organiza um evento. Quando acordei nesta quinta-feira, deu aquele nervosismo de costume, mas está bem controlado. É inconsciente, mas vai chegando a hora das provas e a ansiedade começa a aparecer. Estamos bem adiantados. Tudo que podíamos fazer antes está feito, então agora é só trabalhar os detalhes como cronometragem, montagem da feira, enfim, pequenas coisas porque a pista está 100% pronta e os ciclistas já realizam os treinos de reconhecimento”, avalia Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

Diversos ciclistas da Super Elite e Elite Feminina fizeram os treinos iniciais. A competição para ambas as categorias começa nesta sexta-feira, com a primeira etapa do Cross Country por Estágios (XCO), o Contrarrelógio. O formato é uma das novidades de 2014. No masculino, atletas como Rubinho Valeriano (Merida), Ricardo Pscheidt (Trek), Marcelo Cândido e Guilherme Muller, ambos LM/Shimano, treinaram pela manhã. O campeão da CIMTB Levorin 2013, Henrique Avancini (Caloi), treinou à tarde ao lado dos destaques da Elite Feminina como Isabella Lacerda (LM/Shimano), atual campeã, Raiza Goulão (Soul Riders) e as equatorianas Alexandra Serrano e Diana Aldaz. Roberta Stopa foi para a pista logo no início do dia.

Experiente em grandes provas, Marcelo Cândido aprovou as principais novidades técnicas da pista. “O Descidão da Dona Beja ficou bem legal. A pista está mais socada, mais firme. Parece que as pedras compactaram bem, então está dando muita velocidade. A curva nova lá embaixo, um paredão de madeira, em que a gente entra e embica certinho ficou espetacular. Gostei muito”, conta. “Outro trecho que está diferente é no quilometro final, a parte que passa pertinho da lagoa. Um trecho de pedra, com um rock garden natural, e uma subidinha. No ano passado quase ninguém conseguia subir, porque estava muito molhado, então os ciclistas tinham que subir carregando a bike. Dessa vez, se o ciclista acertar o tempo e vier no embalo, ele consegue ir direto”, completa Marcelo.

Vice nos Jogos Sul-Americanos em Santiago, do Chile, Rubinho Valeriano tentará neste ano seu quinto título da etapa de Araxá. “A prova será muito intensa, já que são três dias e nós estamos na terceira competição seguida em três semanas. Terei que ter um psicológico bom e uma estratégica correta, para ir bem aqui. Desde 2006 eu participo da Copa Internacional Levorin e vivenciei toda essa evolução daquele ano para cá. A estrutura é muita boa, com uma grande participação de ciclistas, o que mostra o crescimento do Mountain Bike brasileiro, junto com a CIMTB Levorin”, destaca Rubinho.

Comissário da UCI reconhece a pista – O comissário esportivo da União Ciclística Internacional (UCI), Jason Howard, chegou a Araxá no início da tarde de ontem e fez o reconhecimento da pista, que tem extensão de 5,8 km e uma elevação que varia de 946 a 1.021 metros de altitude.

Segurança Pública apoia o evento  – A organização da Copa Internacional Levorin de MTB definiu, em reunião no Batalhão da Polícia Militar, com às principais autoridades locais, a estrutura de segurança para a etapa de Araxá. Serão quase 150 profissionais de diferentes áreas dando suporte à prova, amparados por uma base especial criada no bairro do Barreiro. Diariamente, o evento contará com 118 jovens do Tiro de Guerra do Exército, além de policiais militares e rodoviários, integrantes do DER de Minas Gerais e do Departamento de Trânsito local.

“O envolvimento das instituições públicas, não só aqui em Araxá, mas em todas as cidades que sediam a CIMTB Levorin, tem tomado proporções grandiosas em função do enorme público que o evento atrai. Assim, a segurança pública, com todos os atores envolvidos, coordenados pela Prefeitura da cidade, tem feito um trabalho exemplar, o que nos dá tranquilidade para realizar a prova”, enaltece Rogério Bernardes.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *