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Em noite de festa, o jornalista araxaense,  Luiz Humberto França, recebeu no final da semana passada, amigos, políticos empresários, familiares e companheiros da imprensa local para o lançamento do livro,   “Telejornalismo no Interior: a arte de fazer mais com menos”. A noite de autógrafos, teve  como placo o salão de entrada do Teatro Municipal de Araxá e foi prestigiada por pessoas ilustres como assessores, secretários municipais, vereadores e o prefeito de Araxá Aracely de Paula. O jornalista e escritor Luiz Humberto França, é araxaense,  formado em jornalismo pela Universidade de Uberaba. França, começou a carreira profissional no início dos anos 1980 do século passado, atuando em várias empresas de comunicação de Araxá ( rádio, jornais impressos e assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Araxá). Além de  redator, editor, repórter de rádio e  jornal impresso, foi na TV que a carreira sólida foi construída. A primeira experiência do jornalista na televisão ocorreu em Araxá, sua cidade natal, aonde foi instalada a primeira geradora da TV Integração.

O livro:

Segundo o escritor, o livro “Telejornalismo no interior: a arte de fazer mais com menos”,   é voltado para profissionais, estudantes e interessados pelo assunto, o autor descreve o contraste estrutural existente em TVs da capital e do interior, com a propriedade de seus mais de 20 anos de carreira, que lhe permitiu conhecer a fundo a realidade de uma redação do interior, com suas vantagens e desvantagens. “ Essa simples obra é parte de nossa atuação profissional vivenciando todos os detalhes e dificuldades que a  profissão nos empoe  a cada dia.” Como gerente de telejornalismo da TV Integração ( Araxá-Divinópolis), França, conhece bem as adversidades e dificuldades de produzir reportagens com temas que prendam a atenção do telespectador. “No interior, o que mais interessa para o nosso público é a notícia de forma regionalizada. E isso não é só uma tendência, mas uma realidade. Está aí o nosso desafio, produzir temas relevantes em uma ampla rede cobertura. Estamos presentes em mais de 50 cidades, e abordar assuntos de todos esses municípios requer uma análise minuciosa para que possamos escolher com exatidão o há de mais relevante. Mais uma vez, nesse sentido esbarramos na estrutura, que é mais enxuta e não nos permite estar em todos esses lugares.  Contamos, então, com o próprio telespectador, que também produz conteúdo, e o auxílio das redes sociais. O que queremos é criar uma identidade com o público, e isso é um processo que ocorre de forma gradativa”, contou. Com uma abordagem simples da profissão, França apresenta conhecimentos que permeiam desde os bastidores até a apresentação final da notícia na TV, o que fica claro com a didática e maneira com que o autor aborda o cotidiano do jornalismo. “Para a notícia chegar até o telespectador, o caminho é longo. Tudo passa pela redação, que é o centro estratégico do jornalismo e reúne profissionais de todas as raças, idades, estilos e tribos. É essa diversidade na forma de pensar e agir que alimenta o debate de ideias e enriquece o conteúdo”, disse. Finalizando o jornalista-escritor, agradeceu a presença dos amigos que prestigiaram o lançamento do livro e disse que, “jamais  poderia deixar de lançar essa obra na cidade onde nasci, onde moram minha família e pessoas importantes que fizeram parte da minha história, social e profissional”.

Por Editor1

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