Logo Jornal Interação

Nesta edição dos INTERCAMPI participam alunos(as) e servidores(as) do CEFET-MG dos campi de Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha, em jogos nas modalidades de basquete, vôlei e xadrez.

Os jogos acontecerão quarta-feira, 17, à tarde. Na quinta-feira, sexta-feira e sábado, nos períodos da manhã e tarde. No domingo, 21, será somente no turno da manhã.

A abertura ocorrerá no dia 17 às 20 horas no ginásio da Unidade Araxá. Já o encerramento, está previsto para  dia 21 às 14 horas.

Histórico:

Os Jogos INTERCAMPI do CEFET-MG tiveram sua primeira edição no ano de 2005, no Campus I do CEFET-MG e os alunos participavam de quatro modalidades durante o ano, a saber: basquete, futsal, handebol e vôlei. À época, o CEFET-MG era composto pelos Campi I e II, em Belo Horizonte, e os Campi de Araxá, de Divinópolis e de Leopoldina.

Com o passar dos anos e a expansão do CEFET-MG, foram criados e incorporados outros seis campi e os jogos passaram por algumas modificações, mantendo sua realização anual, mas contando com duas modalidades de quadra por edição e uma de salão, alternando futsal/handebol/tênis de mesa com basquete/voleibol/xadrez.

A Comissão Organizadora fala sobre a concepção do Intercampi:

Para além de uma competição esportiva qualquer, comum, como as que estamos acostumados a acompanhar, os INTERCAMPI do CEFET-MG chegam à sua décima primeira edição procurando consolidar ainda mais a ideia e a orientação de que é um evento da escola, de fato, feito para os sujeitos da escola, particularmente os(as) alunos(as). Não se trata de ganhar do outro ou de vencer o adversário, simplesmente. Trata-se de, jogando, participando, competindo, entender que o outro é que nos permite viver a experiência do jogo, daquela competição, que é da escola.

Por causa desses sentidos e desses significados que procuramos dar aos jogos é que entendemos que é uma experiência que não poderia ser vivenciada pela via do esporte. Não é o esporte que permite isso. É a escola que viabiliza e, via de regra, a Educação Física que materializa isso no trabalho que realizamos todos(as) nós, professores(as), servidores(as), educadores(as) e alunos(as) envolvidos(as).

Não estamos em Araxá por causa dos INTERCAMPI. Os INTERCAMPI estão aqui por causa da gente. Da mesma forma, não estamos nos jogos por causa do vôlei, do basquete ou do xadrez. O vôlei, o basquete e o xadrez vão acontecer por causa da gente.

Que comece o encontro!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *