Logo Jornal Interação

Nesta quinta-feira, 4 de novembro, a CBMM realizou evento oficial para a inauguração do projeto de expansão de sua planta industrial, localizada em Araxá, Minas Gerais. A cerimônia contou a participação do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

 

Com o propósito de se antecipar à demanda do mercado, a CBMM realizou investimento superior a R$ 3 bilhões, nos últimos 8 anos, neste projeto de ampliação que permitiu incrementar a capacidade de produção da empresa de 100 mil toneladas para 150 mil toneladas de produtos industrializados de Nióbio por ano.

 

“A demanda de nióbio está crescendo anualmente. Isso demonstra que o metal tem uma aplicação cada vez maior no setor produtivo. Um exemplo é a fabricação de bateria de lítio; o nióbio ajuda no carregamento mais rápido e a aumentar a vida útil do produto. Isso torna o cenário da CBMM e de Minas mais promissor”, avaliou Romeu Zema, governador do Estado de Minas Gerais.

 

“Há mais de seis décadas investimos no desenvolvimento do mercado de produtos de Nióbio. E pretendemos oferecer soluções tecnológicas cada vez mais relevantes para as diversas indústrias. Temos a perspectiva de dobrar de tamanho, em volume de vendas, até 2030, e para isso vamos realizar investimento superior a R$ 7 bilhões, para um novo ciclo de expansão, que deve ter início em 2023”, explica Eduardo Ribeiro, CEO da CBMM.

 

A atuação da CBMM está centrada no desenvolvimento de novas tecnologias com Nióbio e na diversificação de seu mercado de atuação, principalmente em segmentos que tenham sinergia com as megatendências globais de eletrificação, sustentabilidade, urbanização e transformação digital.

 

Protocolo de Intenções

 

Durante a cerimônia na sede da CBMM, Romeu Zema assinou o protocolo de intenções que visa estimular o desenvolvimento social e econômico da região de Araxá, com ampliação de oportunidades de emprego direto e indireto, aumento das receitas para o município e seu entorno, além da implantação de atividades produtivas que agreguem valor e tecnologia ao estado.

 

Dentre os compromissos previstos, a CBMM deve promover treinamento e capacitação de mão de obra, preferencialmente local, a ser aproveitada nos processos fabris e de desenvolvimento de tecnologias; ampliar a oferta de novos produtos industrializados de nióbio, objetivando a ampliação do mercado e aplicações; além de adotar as melhores práticas ambientais em todos os empreendimentos da companhia.

 

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios e subsidiárias na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Em 2019, investiu na 2DM, empresa dedicada ao Grafeno e, em 2021, nas startups Echion e Battery Streak. Os investimentos visam novos desenvolvimentos em materiais para baterias de íons de lítio.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *