Logo Jornal Interação

Por: Luiz Gustavo Alves

O Brasil já conhece 11 campeões estaduais de 2014. Nove foram definidos no último domingo, e três deles em decisões com lances polêmicos. Os jogos que encerraram os torneios regionais de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram a arbitragem como tema fundamental.

Em Minas Gerais, a final foi o clássico Cruzeiro x Atlético, que acabaram ficando no 0 a 0. A equipe celeste tinha vantagem, em jogar por dois resultados iguais, e sagrou-se campeão. O Atlético-MG queria um pênalti em Jô nos minutos finais, o lance não foi marcado.

A arbitragem também foi tema central no Rio de Janeiro, onde Flamengo e Vasco disputaram o título. A equipe rubro-negra precisava de um empate para ser campeã, mas perdia por 1 a 0 até os 46min do segundo tempo. Márcio Araújo fez o gol que definiu o campeonato, mas estava em posição irregular.

Depois de chegar à sua sexta final consecutiva, o Santos ficou com o vice-campeonato Paulista de 2014. O Peixe venceu o Ituano no tempo regulamentar por 1 a 0 e levou a decisão para os pênaltis, mas perdeu nas cobranças por 7 a 6. Ituano campeão do Campeonato Paulista.

Com uma goleada avassaladora de 4 a 1 sobre o Grêmio, no Centenário, o Internacional conquistou o título estadual pela quarta vez consecutiva. Alex (2), D’Alessandro e Alan Patrick, de pênalti, marcaram os gols colorados em Caxias do Sul. No primeiro clássico, o time vermelho havia vencido por 2 a 1 na Arena, o que representa o incrível placar agregado de 6 a 2.

O Londrina é o campeão da centésima edição do Campeonato Paranaense. Após empatar por 2 a 2 no Estádio do Café, o Tubarão foi até Maringá, conseguiu segurar o empate em um gol com o time da casa, levou a decisão para os pênaltis e na cobrança para fora de Cristiano assegurou o título do Estadual.

No Campeonato Goiano, após ter a melhor campanha da fase de classificação e chegar invicto à final, o Goiás caiu diante do Atlético-GO, que acabou levantando o caneco. No Campeonato Catarinense, o Figueirense levou o 16º campeonato. O Bahia empatou com o Rubro-Negro na casa provisória do rival e levantou seu 45º troféu de campeão, no Campeonato Baiano.

Em Mato Grosso do Sul, o Cene dominou a partida diante o Águia Negra e conquistou o sexto título do campeonato sul-mato-grossense de futebol.  O Campeonato Mato-grossense ficou com a equipe do Cuiabá que ganhou de 1 a 0 do Luverdense. Mesmo com a derrota, o Sampaio Corrêa garantiu a conquista do seu 32º título do Campeonato Maranhense.

Confira abaixo o nome das equipes campeãs por estados:

Minas Gerais: Cruzeiro

São Paulo: Ituano

Rio de Janeiro: Flamengo

Rio Grande do Sul: Internacional

Bahia: Bahia

Goiás: Atlético GO

Maranhão: Sampaio Corrêa

Mato Grosso: Cuiabá

Paraná: Londrina

Mato Grosso do Sul: Cene

Santa Catarina: Figueirense

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *