Logo Jornal Interação

 

A abertura oficial da segunda ExpoQueijo Brasil – International Cheese Awards, em Araxá, na região do Alto Paranaíba, aconteceu no início da noite de quinta-feira (2/6). O evento que está sendo sediado no Tauá Grande Hotel de Araxá, tem uma estrutura gigante com vários stands para abrigar expositores, produtores, visitantes e ainda uma variada praça de alimentação. Nesta segunda edição do concurso internacional de queijos artesanais, 170 jurados avaliarão 894 amostras. Do total de inscritos, 546 são mineiros, 198 de outros estados e 150 estrangeiros: da  Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, de Portugal e da Argentina. O evento vai até domingo (5/6).

Ao dar as boas vidas aos produtores e autoridades e embaixadas de vários países que participam da Exposição, a organizadora da ExpoQueijo Brasil 2022, Maricel Hussein, disse que, “ nós estamos muito orgulhosos em ter aqui em Araxá, produtores de queijo de várias regiões do Brasil e do exterior. A gente sabe como é gratificante reunir tanta gente de qualidade que sempre se empenhou em fazer um queijo diferente e especial. O nosso esforço não está sendo em vão. E o mais importante é saber que esse nosso evento tem credibilidade e o respeito e apoio de grandes parceiros, como o Governador de Minas Gerais Romeu Zema, de empresas como a CBMM,  Cemig, MacCain, Prefeitura de Araxá, Onaf, Bonare, entre tantos apoiadores”.

A abertura da Feira também foi marcada pelo lançamento do Projeto Queijo Minas Legal. A iniciativa prevê a regularização de queijarias artesanais em Minas, por meio de um investimento de R$ 2,8 milhões, que vai beneficiar cerca de 650 produtores. Os recursos serão destinados a treinamento de profissionais do Sistema Agricultura, a visitas aos estabelecimentos produtores e a análises laboratoriais de amostras de água e de queijos, além de assistência técnica às queijarias.

“Estamos trazendo desenvolvimento, gerando renda, agregando valor aos produtos mineiros. É isso que devemos fazer: garantir dignidade e prosperidade em Minas Gerais e simplificar cada vez mais as legislações ambientais e sanitárias para que o produtor possa ter sucesso”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, que apresentou oficialmente o projeto.

O Sistema Agricultura está presente na feira em um estande da Seapa e das suas vinculadas. No local, a Emater-MG e o IMA oferecerão plantão técnico a produtores que queiram regularizar as suas queijarias.

Além de tirar as suas principais dúvidas, os queijeiros poderão preencher um requerimento, que é um dos primeiros passos para a regularização. É necessário que o requerente tenha em mãos informações básicas da propriedade e da exploração, o cartão de produtor, o cartão do IMA, além da documentação pessoal.

No mesmo espaço, a Epamigoferecerá degustação de queijos e distribuição de materiais informativos. Outro atrativo é um Museu do Queijo, produzido pela Emater-MG.

Também estão previstos na programação cursos e oficinas promovidos pela Seapa. As capacitações, voltadas para produtores, lojistas e demais profissionais da cadeia do queijo, são gratuitas.

 

O Governo de Minas, por meio da Seapa e suas vinculadas, é correalizador da ExpoQueijo.

Todos os dias o evento também oferta de graça três shows artísticos e culturais de graça para os produtores, visitantes e comunidade local.

Na tarde desta sexta-feira (03 de junho), o governador de Minas Gerais e alguns secretários de estado, visitaram a ExpoQueijo. Zema elogiou a estrutura e o tamanho do evento e disse que a cada ano a Feira ganha corpo e mais notoriedade. Ele revelou também que, “ se Deus quiser ano que vem estaremos apoiando ainda mais a ExpoQueijo e consequentemente ampliando projetos e ações para auxiliar e qualificar nossos produtores de queijo em Minas Gerais”.

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2022 – International Cheese Awards

Data: até 5/6/2022 (domingo)

Horário: quinta-feira a sábado (2 a 4/6), das 14h à meia-noite; e domingo (5/6), das 10h às 18h

Local:  Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá (Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro – Araxá/MG)

Mais informaçõeswww.expoqueijobrasil.com.br

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *