Logo Jornal Interação

Você Sabia?

6//03/2015- 17:59

PorEditor1

mar 6, 2015

Por: Alcino de Freitas.

Criado na Inglaterra e trazido para o Brasil em 1890, o Esporte Clube Rio Grande foi o primeiro clube de futebol a ser fundado no Brasil, trazendo os termos em inglês para as regras e posições. Depois, os nomes foram mudando: o goleiro se chamava “goal keeper”. Foi chamado também de guarda-valas, guarda metas, arqueiro e, por fim, goleiro.

O defensor que atua mais pelo lado direito ou esquerdo do campo já se chamou “half”, depois foi lateral e mais modernamente é ala.

Os jogadores do meio da defesa se chamavam central “back” (aportuguesado para beque central e depois zagueiro central). Hoje zagueiro direito ou zagueiro esquerdo.

O jogador de meio de campo que atuava à frente dos zagueiros já foi chamado de “center-half” e centro médio. Com a mudança no sistema tático que não deixa mais os jogadores fixos em determinadas áreas do campo, ele é chamado de primeiro volante.

No meio-campo, havia ainda o meia-esquerda e o meia-direita ou ponta-de-lança.

No ataque, pelo meio, o primeiro nome foi “Center-foraward” (em inglês, no centro para frente). Foi aportuguesado e se mantém como centroavante.

Na frente, pelo lado direito ou pelo esquerdo, quase rente à linha lateral, o primeiro termo era “insider”, logo aportuguesado para ponteiro. Com a mudança tática e a preferência por não jogar com um atleta fixo nas pontas, surgiram no meio o meia-armador ou ponta-de-lança, ou meia-esquerda ou meia-direita, o segundo volante ou até terceiro.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *