Logo Jornal Interação

Durante o evento de lançamento do cartão CNA Card, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) assinaram ainda protocolo de cooperação para realização de auditorias de certificação nas propriedades rurais do Programa Alimento Seguro – PAS Leite. As entidades também firmaram parceria para a capacitação de produtores da agroindústria familiar, com foco nos produtores de queijos artesanais.

 Caberá ao IMA certificar o processo de produção dos estabelecimentos participantes do PAS Leite no Estado. As exigências básicas são boas práticas de produção. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da matéria prima e do produto final. Produtores que alcançarem o nível de conformidade exigido pelo programa terão as propriedades certificadas pelo IMA.

 Qualidade

  O PAS Leite é desenvolvido pelo Senar Minas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o coordenador de Formação Profissional Rural do Senar, Luiz Ronilson Araújo Paiva, em 2013, serão 20 programas PAS Leite, atendendo a 200 propriedades. “Todas as fazendas que participarem serão passíveis de auditoria e certificação pelo IMA”.

 O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que as parcerias colaboram para o desenvolvimento do setor: “A melhora da qualidade da matéria prima influi diretamente nos derivados do leite. É extremamente importante orientar e capacitar os produtores rurais para que, cada vez mais, atinjam a excelência de seus produtos”.

 Outra ação prevista na parceria é a capacitação feita pelo Senar em Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação, assegurando produtos de qualidade para o consumidor. Gratuita, a capacitação é uma das adequações exigidas pelo Termo de Compromisso para a obtenção da habilitação sanitária das agroindústrias.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *