Logo Jornal Interação

O Programa “Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar”, vinculado ao Projeto Estratégico Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar da Secretaria de Estado da Agricultura (Seapa), foi ampliado e beneficiará diretamente 1.571 agricultores familiares, abrangendo 130 municípios de sete regiões do Estado – Norte, Zona da Mata, Jequitinhonha/Mucuri, Rio Doce, Central, Noroeste e Centro-Oeste. O investimento total será de R$1,5 milhão, sendo aproximadamente R$ 960 mil para o serviço de assistência técnica e extensão rural prestado pela Emater–MG aos agricultores familiares.

O Programa foi criado pelo Governo de Minas Gerais para garantir uma alimentação saudável, adequada e solidária aos alunos da rede pública de ensino do Estado. A iniciativa melhora a qualidade da alimentação escolar, fortalece a agricultura familiar e promove a educação alimentar e nutricional. Outros resultados positivos já constatados são a melhoria da qualidade de vida no campo e a geração de emprego e renda, que colabora na redução do êxodo rural para os grandes centros urbanos.

A pequena escala da produção e o baixo grau de formalização são alguns obstáculos a serem superados pelos agricultores para acessarem as políticas públicas de comercialização, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. “O Programa Cultivar, Nutrir e Educar promove ações para apoiar o empreendedor familiar rural em sua inserção no mercado institucional (compra de gêneros alimentícios pelo Governo). Em Minas Gerais, por exemplo, existem 3.900 escolas estaduais e mais de 2 milhões de alunos que diariamente se alimentam na escola”, afirma o Subsecretário de Agricultura Familiar da Seapa, Edmar Gadelha.

O público-alvo é composto pelos agricultores familiares, suas associações, cooperativas e estabelecimentos agroindustriais rurais de pequeno porte. A Emater–MG executa as três estratégias-macro do Programa: fomento à produção sustentável da agricultura familiar, apoio à habilitação sanitária da agroindústria familiar e apoio para acesso à mercados e comercialização de produtos. Os agricultores assistidos ficam aptos para comercializarem em qualquer tipo de mercado – institucional ou privado (varejo).

As ações da Emater–MG vão desde a identificação e a seleção de estabelecimentos agroindustriais rurais de pequeno porte com potencial para fornecerem produtos ao mercado institucional, até a capacitação e a orientação técnica sobre comercialização, processamento de alimentos e boas práticas de fabricação. Outra novidade do Programa em 2013, é a implementação de 51 projetos de produção, que incluem estufas para cultivo protegido de hortaliças e kits para produção agroecológica integrada sustentável –insumos fornecidos pela Seapa.

O presidente da Emater–MG, José Ricardo Roseno, destaca que “os agricultores ajustam os processos de produção e os estabelecimentos para atender à legislação, com significativa melhoria nos produtos em qualidade e padronização, portanto, com agregação de valor. Além de benefícios nutricionais, como alimentos frescos e saudáveis na alimentação escolar, há ganhos para a economia dos municípios”, disse Roseno.

Seleção das regiões e municípios

As regiões atendidas foram selecionadas com a participação direta do Comitê Temático de Segurança Alimentar (CTSANS), da Secretaria Geral da Governadoria, e da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Os municípios foram definidos a partir de critérios construídos em conjunto pelo Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo do Estado e pela gerência estadual do Programa Cultivar Nutrir e Educar – que além da CTSANS e Seapa, reúne também as Secretarias de Saúde e de Educação. Dentre esses critérios, foi considerado o município integrar o Programa Estruturador Travessia, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Em 2012, primeiro ano do Programa Cultivar, Nutrir e Educar, foram beneficiados 45 municípios de quatro regiões de Minas Gerais – Norte, Mata, Jequitinhonha/Mucuri e Rio Doce.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *