Logo Jornal Interação

Por: Julio Ribeiro

No Brasil, temos uma população de 900.00 indígenas, todos em reservas demarcadas pelo Governo Federal, e essas terras não produzem quase nada, em relação à produção agrícola do restante do país, em terras cultivadas por brancos e negros.

A nação indígena possui 1.069.724 km2 do território nacional, o que equivale, na média pouco menos de 120 há., por cada índio, com uma produção exígua de grãos. O restante da população fica com 41 ha., na média para cada um dos brancos e negros, que produzirão esse ano, safra recorde em 2016/2017,de 200 milhões de toneladas de grãos.

Grande parte das terras em poder de indígenas são improdutivas, e uma grande fração dessas terras são alugadas a madeireiros e a mineradores, para exploração ilegal de madeira e a proliferação de garimpos fora da lei. A lei às vezes, “corre atrás” dos madeireiros e dos garimpeiros, mas ninguém se preocupa com os contratos de arrendamento dos índios com esses brancos!

Grande parte da nação indígena é rica, alguns povos possuem até aviões, e vivem com todo conforto que a moderna tecnologia oferece, tem internet, TV, e usam todos os eletrodomésticos disponíveis no mercado, para seu conforto e da família. Depois do Programa “Luz para Todos”, os indígenas foram muito beneficiados por esses melhoramentos, a custo ZERO. Alguns vivem melhor do que uma legião de brancos e negros que habitam essa país.  Às vezes vivem melhor que o branco, de maioria pobre, com dinheiro amealhado na clandestinidade. O uso de terras das reservas, arrendadas a terceiros, é desonestidade, e crime ambiental, mas nenhuma autoridade, pune índios por essa irresponsabilidade.

Não pagam impostos, as leis indígenas não se subordinam absolutamente às leis brasileiras, como estamos cansados de ver assassinatos de brancos por índios, invasões de propriedades, supostamente pertencente a índios, e nada acontecer com os assassinos, continuam soltos para praticar mais crimes impunemente.  O Governo sabe de suas trapaças em utilizar mal as suas terras mas fecha os olhos e faz de conta que nada aconteceu.  Atualmente, o índio não é considerado absolutamente incapaz, e por isso faz o que quer no território brasileiro, sem interferência das leis brasileiras.

Há quem diga, que temos uma dívida de gratidão com os índios, porque suas terras foram tomadas pelo homem branco durante a colonização, foram escravizados e muitos foram mortos.  Isso é bem verdade, muitos índios foram escravizados no Brasil Colonial, e muitas nações indígenas destituídas de suas terras.

Até concordo com esse argumento, mas, se o negro que também foi escravizado, muitos foram mortos a chicote no tronco, e outros castigos maiores, a população escrava de negros, também sofreu danos, irreparáveis, isso ninguém pode negar!   Quantos brancos já morreram por este país? Quantos pereceram em guerras, em revoluções, e mesmo durante a colonização, por doenças tropicais, por todo o Brasil.

E por que não dar prêmios aos negros pela mesma dívida? Porque não premiar os negros com terras e favores, como os índios. Isentar o negro de impostos, de cumprir a lei brasileira, e também os sustenta-los com verbas governamentais!

Sabe por que não se faz isso?“SERIA O CAOS DA DESORDEM”, isso é infactível em qualquerpaís, mas a desordem do povo indígena, todos fazem “vista grossa”.  Fecham os olhos para a conduta dos índios, para não serem pegos  pelos “Direitos Humanos”pela imprensa internacional, até pela perda de votos nas eleições!  Quanto dinheiro para “TAPAR O SOL COM A PENEIRA”!!

Por que os negros são segregados até hoje, depois de quase 160 anos!  E ainda tem obrigações com o Governo como qualquer branco, e como todos sabem, sempre foram reféns da pobreza e da miséria, não faz muito tempo que o negro começou sua escalada na pirâmide social, e hoje podemos encontrar alguns poucos negros, com suas vidas melhores do que foram a de seus antepassados, mas a vida dos índios melhorou muito acima das expectativas.

ESSE ASSUNTO É POLÊMICO E MERECE SER DISCUTIDO POR MAIS VEZES, SE ALGUM LEITOR ACHAR POR BEM, ATÉ ACEITAMOS OPINIÕES E SUGESTÕES PARA QUE POSSAMOS AVANÇAR COM O TEMA EM PAUTA.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *