Logo Jornal Interação

cópia de FOTO (72)O araxaense Rodrigo Feres se notabilizou ao criar um modelo inédito de leitura: o Levir – Ler e Ouvir, em 2014, no qual o livro pode ser lido e ouvido, ao mesmo tempo, na plataforma digital, em e-book. O projeto foi reconhecido como novo método de leitura e didática pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, por possuir características inovadoras na abordagem pedagógica. Sucesso editorial, os quatro livros lançados pelo Levir venderam mais de 4 mil exemplares na web.

Agora, ele publica o livro físico “Tudo O Que Não Tem Fim” (Editora SESI-SP), que apresenta uma compilação de três contos. Para seguir a linha editorial de seu trabalho, o livro conta com palavras marcadas e linkadas a um QR Code que dá acesso à mesma trilha sonora, porém disponível apenas no site. Este formato também é inédito no Brasil e as trilhas são compostas e executadas por Rodrigo Feres, que é músico.

E é sobre o tema “A criação de obras literárias para as plataformas de E-book” que o autor conversa com o público da 32 Feira do Livro de Brasília, no dia 23 de julho, próximo sábado, às 15h30, com a mediação do escritor Luis Humberto França.  Na mesma data, às 17h, ocorre o lançamento do livro “Tudo O Que Não Tem Fim”.

Sobre o Levir

Originalmente disponibilizados no formato de e-books, os quatro livros que compõe a coleção Levir (Ler+Ouvir) foram lançados simultaneamente no mercado editorial em julho de 2014. A distribuição é realizada pela Ibooks (Apple), Play Store (Google), Saraiva Online e por e-commerce do próprio autor (www.rodrigoferes.com.br).

O grande diferencial destes ebooks, é que contam com o ineditismo da trilha sonora composta também pelo autor, especificamente para cada livro. Ao saborear as obras, o leitor encontra aproximadamente 7 musicas distribuídas ao longo do texto. Todas instrumentais, e elaboradas para serem coerentes com o clima do texto. A emoção criada pela soma de leitura e música, referentes ao mesmo objeto, transportam o leitor para um universo muito mais completo sensorialmente, levando-o a uma experiência totalmente marcante. O processo é muito similar à trilha sonora de cinema. Porém na coleção Levir, a trilha funciona como um acessório do texto, e não da imagem, como nos filmes. Os ebooks Levir são destinados ao público adolescente. Instalados nos smartphones e tablets destes jovens leitores, os ebooks encaixam-se perfeitamente em seus hábitos de uso diário destes aparelhos.

OS 4 EBOOKS DA COLEÇÃO LEVIR 

Nahari – O que é magia? Depois de desenganada por médicos, Luz, mãe de Marcos, tenta um último ato desesperado para salvar seu filho: levá-lo a um Shaman chamado Opira para livrá-lo da morte certa. O Shaman consegue salvar o garoto, mas ele volta do estado de quase morte com um dom muito especial, que se revelaria dez anos depois. E o destino do mundo estará em suas mãos.

Músicas da trilha sonora: Nahari, Much, Holy Spirit, Soul Pick, Burning Heads e Father

(50 páginas de média).

Conto também presente no livro físico “Tudo O Que Não Tem Fim”

Rehumanos – No ano de 2056, a Terra é bombardeada por radiação solar intensa e os humanos sofrem com temperaturas de até 60 graus. Os países ricos protegem suas cidades com domos gigantescos e os países em desenvolvimento simplesmente sobrevivem como podem. Um grupo de cientistas tenta desesperadamente desenvolver uma vacina que torna a pele dos humanos mais resistente à radiação, mas desenvolvem algo que vai muito além do esperado.

Músicas da trilha sonora: Sky Mirrors, Colors of a new planet, Behind the future, Soul weapons e Son ( 40 páginas de média).

Naloyas – Grupo de arqueólogos encontra uma passagem na base do Kilimanjaro após um terremoto, que os leva a descobrir uma nova civilização dentro do nosso próprio planeta. Os Naloyas são uma raça originada dos mesmos ancestrais dos humanos, porém com características totalmente diferentes de nós. O que poderia acontecer se o mundo tivesse contato com uma civilização tão adiantada em relação aos humanos em termos tecnológicos e morais? É incrível a relatividade dos fatos quando a base do que nos define está em jogo.

Músicas da trilha sonora: Allive, Against time, Drunk on the razor, Naloyas, Blues me up, Mind Load, Nano Giants, Mutant GrandPapa e Seed of love (75 páginas de média).

Conto também presente no livro físico “Tudo O Que Não Tem Fim”

LOLA-MTZ-01 – Duas jovens médicas trabalham na criação e aperfeiçoamento de uma prótese ocular de última geração que poderia mudar o destino de milhares de pessoas que sofrem de perda de visão no mundo. Mas ao serem obrigadas a testar a prótese em uma cachorrinha chamada Lola, descobrem um mundo totalmente novo através do olhar do animal. E abrem as portas deste novo mundo permitindo que outras criaturas passem para nossa dimensão. Suspense e ação extremos no decorrer dos fatos.

Músicas da trilha sonora:Ingrid, Unlight, Amanda, Interrupid, Ashes, Black Side, Dark Cloud, Forgiveness e Beloved Jesus (95 páginas de média).

Conto também presente no livro físico “Tudo O Que Não Tem Fim”

Rodrigo Feres é formado em administração, com especialização em comércio exterior e pós graduado em Marketing pela FGV. Sempre conciliou seu trabalho com atividades musicais e projetos culturais. Rodrigo teve contato com o violão aos 11 anos, e foi desenvolvendo habilidades em instrumentos diferentes e em formas alternativas de execução.Também é escritor, autor dos ebooks com trilha sonora exclusiva.  Os ebooks da Levir são uma iniciativa pioneira no cruzamento da musica com a literatura. São distribuídos pela Apple internacionalmente, pela Saraiva Online, Play Store da Google e pelo ecommerce do próprio autor.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *