Logo Jornal Interação

O fisiculturista Eduardo Corrêa esteve em Araxá, no último dia 2 de novembro, na loja Street Gym Suplementos, para uma tarde de autógrafos. O atleta é o único brasileiro com título profissional, é um dos cinco atletas do mundo que conquistou um título na estreia como competidor profissional.

Eduardo nasceu em 20 de junho de 1981, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Na infância e adolescência, jogava futebol no time da cidade. Para melhorar seu preparo físico, aos 14 anos, entrou em uma academia e começou a treinar. Em pouco tempo, sua dedicação ao culturismo virou uma paixão, deixando o futebol de lado e entrando na área de bodybuilding.

“As dificuldades que enfrentei na época de amador são as mesmas que enfrento até hoje, mesmo depois de me tornar o único brasileiro a conquistar um título profissional. São questões relacionadas à falta de incentivo, seja financeiro ou por meio de uma divulgação que mostre realmente o glamour desta modalidade no exterior”, comentou.

Ele morou nos Estados Unidos no período de 2003 a 2006, na cidade de Miami, em South Beach, onde procurou uma melhor formação no esporte. Desde o começo, participou de campeonatos de powerlifting, esporte em que foi campeão brasileiro e recordista na categoria júnior. Já no fisiculturismo, seu primeiro título foi aos 19 anos, em um campeonato estadual. No ano seguinte, foi campeão brasileiro e Mr. Universo, NABBA.

Em termos de competições amadoras, ele foi vencedor, em 2006, do campeonato sul-americano, 2º lugar no campeonato mundial e campeão do mesmo torneio no ano seguinte. Em 2008, venceu o MD Cyber Classic e o Arnold Classic Amateur.

Em competições profissionais, foi vencedor no IFBB Pittsburgh Pro 202 lbs, 3º lugar, em 2009, e no Mr. Olympia 202 lbs, em 2011, e foi Vencedor, em 2010, do Europa Show of Champions.

Eduardo treina em dois períodos. Um treinamento com pesos, que tem a duração média de 2 horas, e outro de exercícios cardiovasculares, com duração variável, dependendo da exigência. Ele é acompanhado pelo nutricionista americano Chris Aceto e pela personal trainer Carol Saraiva. Normalmente faz seis refeições diárias, compostas por proteínas (clara de ovo, frango, peru, carne e peixe) e carboidratos (batata, arroz, aveia e frutas).
“As pessoas tendem a criar estereótipos, ainda mais no Brasil. A falta de compreensão e de informação, muitas vezes, leva as pessoas a se tornarem preconceituosas, algumas até ignorantes”, comentou.

Fisiculturismo

O fisiculturismo é um esporte que estimula os competidores a buscarem, por meio da musculação, a melhor formação e definição muscular. As competições ocorrem da seguinte maneira: os atletas fazem a apresentação (coletiva ou individual) para os juízes que avaliam volume, simetria, proporção e definição muscular. A partir da comparação entre os concorrentes, elege-se o melhor.

A Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB) regula o principal campeonato mundial: o Mr. Olympia, em que Eduardo conquistou o terceiro lugar em 2009. Isso após ser o campeão do Pittsburgh Pro, competição da IFBB, que aconteceu em maio do mesmo ano, na Pennsylvania (EUA).

Confira os títulos de Eduardo:

Títulos Profissionais:

2010 – Mr. Olympia 202 – 3º lugar

2010 – Europa Show of Champions – 1º lugar

2009 – Mr. Olympia 202 – 3º lugar

2009 – IFBB New York Pro 202 – 4º lugar

2009 – IFBB Pittsburgh Pro 202 – 1º lugar

Títulos Amadores:

2008 – Arnold Classic Amateur – 1º lugar

2008 – MD Cyber Classic 2008 – 1º lugar

2007 –  IFBB World Championship – 1º lugar

2006 – IFBB World Championship – 2º lugar

2006 – IFBB South American Championship – 1º lugar

2004 – Excalibur – 1º lugar

2003 – South Florida – 1º lugar

2002 – Mr. Universe, Nabba – 1º lugar

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *