Logo Jornal Interação

O primeiro curso oferecido será sobre ordenhadeira mecânica em parceria do Sindicato dos Produtores de Aprendizagem Rural com o projeto Educampo Capal.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá e o Projeto Educampo Capal, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais, promoverá diversos cursos na área de Bovinocultura do Leite até agosto próximo. Serão cursos voltados para a produção de bovinos de leite, como por exemplo, Manejo da Terneira e da Novilha Leiteira, Manejo da Vaca Seca e em Lactação, Reprodução e Melhoramento Genético de Bovinos de Leite, Primeiros Socorros e Patologias de Bovinos de Leite, Qualidade do Leite, Nutrição do Gado Leiteiro, Manejo e Melhoramento do Campo Nativo e Manejo de Forrageiras.

O objetivo é capacitar o produtor sobre as principais práticas de manejo envolvidas na atividade leiteira, abordando temas como qualidade do leite, aplicação de vacinas e cuidados no manejo do animal. No primeiro curso oferecido na área de Bovinocultura, produtores e trabalhadores rurais conhecerão as técnicas adequadas da operação e manutenção da ordenhadeira mecânica.

As aulas práticas e teóricas terão como foco noções sobre a anatomia da glândula mamária, mecanismos de produção e descida do leite e a higienização da sala de ordenha, do curral de espera, da ordenhadeira e do tanque e/ ou do resfriador do leite.

Os componentes e as funções da ordenhadeira também serão abordados. A ordenha mal feita e o uso incorreto do equipamento podem diminuir a produtividade leiteira, aumentar a incidência da mamite e ainda piorar a qualidade do leite. Como o curso é 70% prático, os participantes vão trabalhar com animais em lactação.

Cada aluno terá a oportunidade de aperfeiçoar o manejo da máquina de ordenha e tirar leite com higiene reduzindo, assim, a quantidade de bactérias e evitar doenças como a mastite. Ao manejar corretamente o processo de ordenha o sistema traz outros benefícios, como redução no custo da mão-de-obra e rapidez na coleta do leite.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *