Logo Jornal Interação

No último dia 17, o vereador Fabiano Santos Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal, convocou todos os responsáveis pelos ternos de Congado de Araxá e também da Banda Lira Araxaense de Música, para uma reunião em seu gabinete. Há pouco mais de um ano, Fabiano idealizou uma ação pioneira, que culminou em cinco projetos culturais, elaborados por empresa especializada, visando posteriormente a captação financeira via Lei Rouanet.

Ao longo deste período, foram dezenas de reuniões realizadas. Ao final do ano passado, todos os projetos foram aprovados pelo Ministério da Cultura e se tornaram Pronac’s. São eles: PRONAC 1411464 – A Festa da Arte Popular; PRONAC 1411763 – 1ª Mostra da Cultura Afro Brasil em Araxá; PRONAC 146030 – Encontro de Congadeiros de Araxá; PRONAC 1411429 – Festa da Cultura e da Consciência Brasil Rainha da Luz; e PRONAC 1411490 – Circulação da Lira Araxaense em Diversas Apresentações.

Em todas as ações, estão inseridas o fomento à cultura, através de apresentações, oficinas, capacitação, compra de vestimentas e instrumentos, locação de equipamentos para realização de eventos, contratação de profissionais para acompanhamento técnico e jurídico, divulgação, apoio com transporte e alimentação, entre outros.

Os projetos foram encaminhados, devidamente aprovados, para a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) no final de 2014 e no último dia 17, o vereador Fabiano recebeu a informação da empresa, que todos os projetos tiveram suas captações aprovadas, cada um com 50 mil reais, totalizando 250 mil reais.

Jamais haviam sido feitos projetos culturais em Araxá nestes moldes, envolvendo todos os ternos de Congado e a gloriosa Banda Lira Araxaense de Música. Todas as ações estão previstas para acontecerem ainda em 2015.

Segundo Fabiano, trata-se de um novo tempo para esses grupos culturais. O parlamentar enfatiza a visão empresarial da CBMM, empresa cidadã, permitindo transformar o sonho e a ação em realidade. “Investir na preservação e perpetuação de nossas raízes e tradições, é também antever o futuro”, arremata o vice-presidente da Câmara de Vereadores.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *