Logo Jornal Interação


A culminância da Festa será entre os dias 28 de abril à 1º de maio na Capela da Martir Filomena em Araxá

Depois de 2 anos de paralisação por causa da pandemia da Covid-19, estão de volta em 2022, as celebrações de mais uma festa em louvor à Mártir Filomena em Araxá. O 30º Encontro de Folias de Reis da Capela Mártir Filomena que terá seu ápice entre os dias 28,29,30 de abril e 1º de maio, já está acontecendo desde a segunda quinzena do mês de março com a realização de diversas atividades como; novenas, quermesses, leilões e forró dançante. Com entrada gratuita para a comunidade em todas ações realizadas até agora; o evento cultural, folclórico e religioso está sendo realizado na sede da Capela da Mártir Filomena, localizada na rua Honório de Paiva Abreu, no Bairro Bela Vista em Araxá.
As manifestações religiosas, folclóricas e culturais realizadas em torno da Capela da Mártir Filomena, são realizadas tradicionalmente desde o ano de 1990. Mártir Filomena viveu em Araxá em meados do século XIX. Por ter contraído a doença de varíola, ela foi tirada do convívio familiar e social. No local onde hoje foi edificada a singela Capela em sua homenagem, diz a lenda que ali, Mártir Filomena teria sido enterrada viva. Ao longo da história, vários milagres e curas são atribuídos a ela.
O Respeito, a devoção e a gratidão de fiéis pelas graças recebidas, se transformaram em ferramentas e ações folclóricas e populares expressadas, anualmente por meio das atividades culturais que resgatam principalmente a arte dos grupos de folias de reis, congados e Moçambique, que são manifestações artísticas e religiosas.
De acordo com o presidente da Associação da Capela Mártir Filomena, João Paulo Ferreira, “ o tema da festa deste ano é “A fé e a coragem da mártir Filomena”, que vem fortalecer e renovar a nossa devoção em seu nome”.
Além de promover e resgatar a cultura e o folclore secular das folias de reis no interior de Minas Gerais, o 30º Encontro, também proporciona aos grupos de foliões e ao público em geral, a oportunidade de participarem de atividades e ações relacionadas com a arte das cantorias em versos que exaltam o nascimento de Jesus Cristo.
Este ano cerca de 50 grupos de folias de reis de Araxá e várias cidades da região devem participar do Encontro que será realizado no dia 01 de maio, na culminância da festa.
O 30º Encontro de Folias de Reis da Capela Mártir Filomena de Araxá, é um projeto organização da Associação da Capela Filomena, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC- 19 3050 ), conta com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM e com o apoio da prefeitura municipal de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.
Confira e prestigie a Programação completa do 30º Encontro de Folias de Reis – A fé e a Coragem da Mártir Filomena

28/04/2022 – Quinta feira
18h – Marruco da Viola – Viola instrumental
18h 20 – Apresentação de folia de reis.
19:00h terço sertanejo.
20h30 – Show artistas da terra
Matheus e Alexandre

29/04/2022 – Sexta Feira
18h – Patrícia e Gustavo – Viola Caipira
18h 20- Apresentação de Ternos de Folias de
Reis.
19h terço
20h30 – Show artistas da terra Amigos do Forró

30/04/2022 – Sábado
13h – Exposição Museu devotos de Santos Reis.
14h – Raphael Borsatto – Saxofone
15 horas – tarde sertaneja
18h – Apresentação de Ternos de Folias de
Reis
19h – Terço
20h00 – Show Artistas da Terra:
Zé Floresta.
21h – Batidão do Sertão

01/05/2022 – Domingo
7h – Café da manhã – Abertura e
apresentações de Folias de Reis
8h – Exposição do Museu Devotos de Santos Reis e abertura do 30° Encontro de Folias de Reis
11h – Almoço
17h – encerramento.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *