Logo Jornal Interação

A série Concertos CBMM deu prosseguimento a suas atrações nesta semana. Na segunda-feira, 3, o Trio Modigliani, da Itália, proporcionou, aos amantes da música clássica, grandes momentos a um público seleto, formado por crianças, adolescentes e idosos, de todas as idades, no Teatro Municipal. A atração brasileira “Traditional Jazz Band também se apresentou no domingo, 2, pela iniciativa. Um dos grandes objetivos da série “Concertos CBMM” é levar artistas e repertórios de alto nível a diversas cidades do País, oferecendo todos os espetáculos gratuitamente e beneficiando pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias, em um patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Débora Arantes Afonso Francisco, disse que a série “Concertos CBMM” chamou muito a atenção do público de um modo geral. “Araxá realmente está vivendo um momento único na cultura. Desde que começou a ser realizado o ‘Concertos CBMM’, o público da nossa cidade tem prestigiado as atrações. Esperamos que continue assim”, disse.

Para a professora Maria Ornelles de Paiva, do Rio de Janeiro, uma cidade de interior oferecer atração internacional a sua comunidade é muito difícil de ser visto. “Nos grandes centros, é mais comum você presenciar grandes artistas de renome internacional, mas, no interior, é mais difícil. Parabéns a cidade de Araxá por proporcionar isso para todos. É uma forma de mostrar que a cultura é para todos, sem distinção de público”, comentou a escritora que tem família em Araxá e veio passar suas férias.

A família de Joana Aparecida Souza também se fez presente à série que, para ela, foi somente elogios. “Se fosse para ser pago, eu não iria, porque seria caro, mas esse projeto proporciona que todos vão ao teatro e, com certeza, conheçam mais sobre a música clássica italiana. Sempre fui fascinada por esse tipo de ritmo”, confessou a arte finalista de 40 anos, que estava acompanhada de sua mãe Maria Souza.

O Teatro Municipal, mais uma vez, registrou casa cheia para mais de 300 espectadores. O concerto feito por Mauro Loguercio (violino) e os irmãos Angelo Pepicelli (piano) e Francesco Pepicelli (celo) seguiu a tradição dos grandes conjuntos de câmara do passado e se destacou pela identidade sonora, graças ao entrosamento de seus músicos, cuja experiência descobre mistérios nas partituras.

A história do trio começou em 2005, quando, insatisfeitos com mercados que exigem ritmos cada vez menos sensíveis à profundidade real da música, com produções que não têm nada a ver com a pesquisa musical, decidiram se reunir e formar o grupo. Os irmãos Pepicelli já formavam dupla havia 25 anos, acompanhando alguns dos maiores artistas, como Magaloff, Meneses, Maria João Pires, Vásáry. Desde então, têm atuado na Inglaterra, Áustria, Suíça, França, Espanha, América do Sul.

Na Itália, tocaram para a Unione Musicale, em Turim, para os Amigos da Música de Vicenza Piacenza, Verona, Lucca, a Sociedade de Concertos de Milão, Brescia, Itália, Quirinale, a Scuola Normale Superiore, em Pisa, no Teatro Nuovo, em Udine, a instituição Sinfônica Abruzzese. Sua discografia consta de dois CDs: um deles contendo o Trio “Ghosts” e “Trio de Beethoven em C menor”, pelo qual foram comparados, por publicações especializadas, como a revista Amadeus, com os maiores trios da história.

“Esse Trio foi realmente encantador. A gente está muito feliz em fazer essa parceria com a CBMM patrocinando esse grande evento e abrir as portas do nosso teatro para receber espetáculos tão maravilhosos. Quero convidar todos para que venham ao show de Yamandu Costa, do próximo dia 8 [sábado] e do dia 19, com Cantilena Ensemble”, finalizou Débora.

Os ingressos para cada espetáculo são retirados, com antecedência, no próprio teatro, na Fundação Cultural Calmon Barreto e na Escola de Música, em horário comercial. As próximas atrações da série “Concertos CBMM” são Yamandu Costa Trio amanhã, 8, e Cantilena Ensemble, no dia do aniversário da cidade, 19 de dezembro.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *