Logo Jornal Interação

Numa ação integrada entre  a Ouvidoria Municipal e Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Prefeitura de Araxá,  realizou na semana passada no centro da cidade uma  pesquisa pública, para saber a opinião da população araxaense a respeito de duas alterações pontuais no trânsito da avenida Antônio Carlos, no centro de Araxá. O trabalho foi concluído no final da semana que passou e teve como  tema “ A Prefeitura quer ouvir você!” A reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, acompanhou de perto a realização da enquete popular, realizada na avenida Antônio Carlos, que ouviu motoristas, pedestres, comerciantes e também o Ouvidor Municipal Hely Aires da Silva, que explicou com detalhes o motivo da pesquisa.

A motivação da consulta popular:

Em entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, o Ouvidor Municipal de  Araxá revelou que, “ tudo teve início, quando no final do ano passado, ouve uma ação provisória, um  paliativo, com a reabertura  no canteiro central da avenida  Antônio Carlos, interligando de novo as ruas Dom José Gaspar  e Santos Dumont, sem o retorno. A partir dessa medida, o prefeito de Araxá,  Aracely de Paula, resolveu acionar a  equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras através da engenharia de tráfego e fez contato com o arquiteto responsável pela obra, Gustavo Pena, solicitando que fossem apresentadas  alternativas para melhorar o trânsito de veículos naquela parte central da cidade.” Hely Aires,  afirmou que para tratar do assunto de forma coletiva de democrática, a Ouvidoria Municipal foi convocada para coordenar a pesquisa. “ Como a Ouvidoria Municipal, é o mais legitimo canal de ligação entre a população e a administração municipal, a primeira ação foi consultar a comunidade em geral e principalmente aquelas pessoas que usam aquelas importantes vias do centro de nossa cidade.” O Ouvidor explicou que ainda que, “  nós pretendemos ouvir uma parcela significativa da comunidade para buscar uma solução definitiva para o problema.”

Como funciona a pesquisa:

Num primeiro momento, as enquetes abordam sobre a intenção de um novo projeto de interligação da rua Dom José Gaspar com a rua Santos Dumont, e da rua Calimério Guimarães com a rua Capitão José Porfírio, demandas relacionadas ao trânsito do Centro da cidade. Durante a abordagem aos motoristas que circulam pelas ruas e avenida em questão,  o trânsito é controlado pelos agentes de trânsito da Asttran. A pesquisa popular, também estendida à pedestres e comerciantes daquele setor do centro da cidade.  O ouvidor Municipal Hely Aires,  relata que as enquetes oferecem “Sim” e “Não” como respostas. Ele finalizou dizendo que no final dos trabalhos, o resultado da pesquisa será encaminhado ao prefeito Aracely de Paula e as equipes técnicas das Secretarias envolvidas na resolução do assunto. ““Nós, sempre vamos buscar essas informações através da consulta e participação da população de modo geral para que as pessoas possam opinar, dar sugestões e participar integralmente das questões coletivas e sociais da administração municipal, onde primeiro se escuta o cidadão, para depois realizar ou não as obras e serviços.” A Ouvidoria Municipal, concluiu que ainda não há uma data específica para que as alterações no trânsito da avenida Antônio Carlos sejam executadas. Hely Aires, ressaltou que somente após o resultado da enquete popular for repassado ao prefeito, assessores e ao arquiteto Gustavo Pena, responsável pelo projeto de revitalização do centro de Araxá que, o serviço será realizado.

Opiniões divididas:

Esta semana a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, também foi as ruas do centro de Araxá, para saber a opinião de motoristas, pedestres e comerciantes, a respeito da enquete propostas pela Prefeitura de Araxá:

Antônio Luís da Silveira, motorista, 45 anos; “ sou a favor da abertura das duas vias, pois vai agilizar o trânsito neste trecho da avenida Antônio Carlos.”

Maria do Carmo da Conceição Faria, 50 anos, dona de casa, “ na minha opinião, eles deveriam voltar com o sinaleiro, nesta avenida, pois nem motorista e nem pedestre respeitam a travessia.”

Joana Darc Braga da Silva, vendedora, 38 anos, “ acho que a abertura da passagem ligando as ruas Dom José Gaspar e Santos e Calimério Guimarães à Capitão José Porfírio, pode ajudar tanto os pedestres,  quanto os motoristas. Hoje andar aqui no centro está muito complicado.”

Joscelênio Nogueira Cintra, 29 anos, motorista, “ eu acho que deveriam deixar como está. O problema, é que agora que as pessoas estão acostumando com o novo sistema de trânsito da avenida Antônio Carlos e se mudarem de novo além de gastar mais dinheiro do povo, ainda vão confundir a cabeça dos motoristas e colocar em risco a vida dos pedestres.”

Suzete Santos, 53 anos, comerciante, “ na minha opinião, essa cerca que o ex-prefeito fez impedindo a passagem de carros entre as   ruas Dom José Gaspar e Santos e Calimério  Guimarães à Capitão José Porfírio, foi uma loucura sem tamanho. Sou sim a favor da reabertura dessas vias.”

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *