Logo Jornal Interação

148 anos da bela Araxá

20//12/2013- 17:57

PorEditor1

dez 20, 2013

Araxá é um município que se encontra na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Se for para o bem, somos Triângulo Mineiro; se for para o mal, somos Alto Paranaíba e vice-versa, mas, para o bem de todos, Araxá é bela, hospitaleira, agradável e muito atrativa. Em sua maioria, os que aqui vivem se orgulham dela, e os que a visitam a admiram. Sua população estimada pelo IBGE, em 2012, era de 95.888 habitantes.

O nome Araxá é um nome indígena que significa “Um lugar de onde primeiro se avista o sol”. Araxá atribuía nome à tribo que aqui vivia e também à cidade. Seu nome já nasceu forte e hoje é sinônimo de qualidade nas marcas e produtos que ela carrega. É orgulho para os filhos que daqui se foram e privilégio para os que aqui moram.

Araxá tem, na sua formação geológica, riquezas minerais como as águas sulfurosas e radioativas, o nióbio e a apatita. Na Bacia do Barreiro, viveram mamíferos pré-históricos há milhares de anos. A riqueza de seu solo contaminou seu povo, que hoje é referência no que faz, proliferando competência, habilidade e capacidade, destacando-se em todos os segmentos – profissional, esportivo ou cultural – espalhados por todos os cantos do mundo.

A mineração é a maior fonte geradora da economia de Araxá. A Vale Fosfatados, produzindo minérios fosfatados, ao lado do nióbio, que é explorado pela empresa CBMM – referência mundial em gestão, aplicação tecnológica e desenvolvimento sustentável, geram grande parte da economia de Araxá. Tem-se também grande contribuição do turismo, com suas ricas águas medicinais, sulfurosa e radioativa, lamas para fabricação de sabonetes e cremes para a pele. Possui um dos mais ricos artesanatos da região somados à magnitude do Grande Hotel do Barreiro que faz de Araxá um dos melhores lugares para se descansar e realizar eventos.

Araxá integra o Circuito das Águas de Minas Gerais, reconhecido pelas propriedades terapêuticas diversificadas de suas águas medicinais e pelo clima agradável o ano todo. A região urbana com 973 metros de altitude apresenta um clima com temperatura média anual de 21,4°C e índice médio pluviométrico anual de 1.574,7 mm. A região é propícia para a prática da maioria dos esportes, principalmente os de aventura, com realização de eventos internacionais de voo livre e mountain bike, detentora de uma das melhores rampas para prática do voo livre no País.

O crescimento na realização de eventos culturais de dança, teatro, literário e festivais diversos é algo disponível apenas em poucos grandes centros do País. Com o passar do tempo, esse benefício trará uma influência na formação de  sua sociedade com maior capacidade intelectual e formadora de opinião.

Como toda cidade, Araxá tem seus problemas, suas dificuldades, suas necessidades e seus males, mas, diferentemente de outras cidades, Araxá respira um ar com mais esperança, com mais vontade, com mais determinação e principalmente com mais certeza de um futuro melhor. Parabéns, Araxá, pelos seus 148 anos na formação de uma rica história deste povo vencedor.

As Belezas de Araxá, pelos Olhares do Fotografo João Lima

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *