Logo Jornal Interação

Foi realizado, no último dia 15, o 1º Aberto de Xadrez Escolar da Escola Estadual Dom José Gaspar. O evento registrou presenças de enxadristas das Escolas Estaduais Dom José Gaspar, Armando Santos, Maria de Magalhães e também dos Colégios São Domingos e Atena, da rede particular de ensino.

Após as quatro rodadas, o campeão geral foi o estudante do 4º ano do Colégio Atena e da Academia Araxaense de Xadrez, Vítor Amorim Fróis, que obteve 100% de aproveitamento. O vice-campeão foi o enxadrista do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom José Gaspar, Douglas Santos de Lima, e em 3º lugar, da mesma escola, o enxadrista Matheus Monteiro de Souza. Completando o pódio dos 5 melhores, o 4° lugar foi ocupado pelo estudante Leonardo Natan Rangel, do 3º ano da E.E. Dom José Gaspar e, em 5º lugar, Felipe Gabriel Santos dos Anjos, do 6º ano do Colégio São Domingos. A campeã feminina foi a enxadrista do 6º ano do Colégio São Domingos e da Academia Araxaense de Xadrez, Sabrina Guimarães Leite.

A Escola Estadual Dom José Gaspar foi uma das três escolas da cidade a serem homenageadas recentemente pelo bom desempenho na educação. Com isso, a escola recebeu do governador do Estado, Antonio Augusto Anastasia, o prêmio pelo ótimo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No xadrez, a escola vem sendo destaque em Araxá, pois este ano, a instituição iniciou um trabalho de incentivo à pratica do xadrez dentro do ambiente escolar. A responsável por este trabalho exemplar é a bibliotecária da escola Professora Maria Tereza.

No primeiro semestre deste ano, Maria Tereza teve a ideia de incentivar a prática do xadrez entre os estudantes, colocando jogos de xadrez em algumas mesas da biblioteca. Durante os intervalos das aulas e durante o recreio, diversos alunos vão para a biblioteca para jogar. Ela diz que há alunos que nem ligam pelos lanches da escola e preferem jogar xadrez em vez de lanchar. Os resultados são satisfatórios e, depois desta iniciativa, a escola conquistou diversos torneios com seus alunos. Muitos deles vêm tendo melhoras no rendimento escolar, na organização, no raciocínio, na concentração e até se dedicam mais aos estudos.

O torneio teve arbitragem do Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos e o apoio da Academia Araxaense de Xadrez, que disponibilizou todo o material necessário para a realização do evento.

O próximo compromisso do campeão Vítor será o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2012, que acontecerá de 21 a 23 de setembro, na cidade de Juiz de Fora. Vítor é o atual campeão brasileiro de Xadrez Escolar, na categoria 3º ano do Ensino Fundamental, e este ano, ele estará na categoria 4ª ano.

Veja a lista dos três melhores em todas as categorias.

Categoria 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Campeão: Antonio Eduardo Ribeiro Rocha e Silva – Colégio São Domingos e Academia Araxaense de Xadrez.

Categoria 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Campeão: Marcello Magalhães Brunacci – E. E. Maria de Magalhães

Vice-campeão: Fernando Batista Santos – Colégio São Domingos e Academia Araxaense de Xadrez

3º Lugar: Alexandre Miranda Vieira – E. E. Armando Santos

Categoria Ensino Médio

Campeão: Nathan Makoly de Lima – E. E. Dom José Gaspar

Vice-campeão: Éric de Paula Cruz – E. E. Dom José Gaspar

3º Lugar: Gustavo Ribeiro Roque – – E. E. Dom José Gaspar

Fonte: Academia Araxaense de Xadrez

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *