Logo Jornal Interação

A abertura da segunda edição do projeto Tri Ciclo Espetáculos aconteceu na última sexta-feira, 21, às 19h30, no teatro municipal da Avenida Antônio Carlos com a apresentação do espetáculo “Legado Andalusí”, de Fátima Carretero & Cia. de Baile Flamenco. O projeto Tri Ciclo Espetáculos é um desdobramento de ações culturais desenvolvidas em Araxá e região, que visa o fortalecimento de ações culturais e formação de público. O intuito é dar suporte a festivais e mostras que já acontecem há cerca de 20 anos na região.

O projeto promove a circulação de espetáculos e oficinas de formação e qualificação. A região receberá grupos convidados de bailarinos e atores com espetáculos de elevado teor técnico e artístico, proporcionando o fomento cultural da comunidade através da linguagem universal da dança, do teatro, do circo e da música instrumental/erudita. O evento movimenta vários setores da região: turístico, econômico, social e cultur

A história do “Legado Andalusí” foi iniciada há mais de mil anos: no século VIII D.C. chegam à península ibérica árabes, bárbaros, egípcios, sírios e pessoas das mais variadas etnias, que se misturaram aos habitantes romanos-visigodos e formaram Al-Andalus. Onde tem água brota um oásis, onde tem um oásis brota-se a vida. Em Al-Andalus encontraram um lugar aprazível de natureza fértil e com um vigoroso passado. Em Granada, encontraram a fonte da Vida e suas águas acalmaram o ardor dos guerreiros. Enquanto brotavam flores e frutos, florescia uma civilização que durante séculos era a verdadeira luz. Essa luz segue viva entre nós, é o nosso ‘Legado Andalusí’. A herança Andalusí faz parte dos sinais de identidade da cultura espanhola e recuperar essa fabulosa herança e a difundir para o público é o objetivo do espetáculo.”

A apresentação foi considerada um grande sucesso pela sua idealizadora Cynthia Verçoza, já que mais de 50% dos lugares disponíveis no teatro municipal estavam ocupados pela população de Araxá e região.

A próxima apresentação do projeto Triciclo Espetáculos será nesta sexta-feira, 28, em dois  horários, às 9h na praça da Mangueira, bairro Mangueira I e, às 15h30, nomteatro municipal da Avenida Antônio Carlos. O espetáculo mostra dois artistas mambembes que circulam pelo país em um automóvel, o Carro-céu, que é um palco móvel, onde contam e cantam, de forma divertida e poética, histórias do nosso folclore.

Sinopse

 Para pagar uma alta multa, inventada por um malvado coronel, eles precisam trazer em cinco dias a coisa mais bonita desse mundo, caso contrário, perderão o carro. Desafiados, eles viajam por várias cidades das cinco regiões do Brasil, colhendo elementos da arte popular, acreditando que assim pagarão a sua dívida. Esse espetáculo traz, de maneira divertida, a riqueza cultural de nosso país, de norte a sul, de leste a oeste, através das aventuras e cantos de Jujuba e Ana Nogueira.

O grupo “Cantos do Rio” tem em sua formação atores, músicos, contadores de histórias, educadores e escritores que atuam profissionalmente nas mais diversas áreas artísticas, que se reuniram para materializar através do canto, da interpretação e da contação de histórias, espetáculos populares e envolventes, para crianças e adultos. Desde 2007, realizam espetáculos em diversas cidades de diferentes Estados brasileiros e participam de numerosos eventos importantes por todo o Brasil, tais como festivais, feiras de livro e simpósios. Visite o site: www.cantosdorio.com.br.

A idealizadora Cynthia Verçoza convida toda a população a acompanhar as atrações do projeto que vai até o final do ano e que serão divulgadas brevemente aqui no Jornal Interação.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *