Logo Jornal Interação

Foi  realizado no final da semana que passou em Araxá, um dia de campo sobre o cultivo de café e de oliveira, organizado pela Epamig de Araxá.  O evento que reuniu técnicos, pesquisadores e produtores rurais de Araxá e região,  aconteceu  no  Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Durante o evento, os pesquisadores da Epamig  demonstraram in loco os  resultados preliminares de pesquisas realizadas na unidade. Também foram realizadas palestras com os técnicos Luiz Fernando Oliveira e César Elias Botelho. O coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig, César Elias Botelho, explicou que para a pesquisa  foram plantadas 20 cultivares diferentes que foram observadas desde março de 2012. Ele revelou que a idéia inicial foi identificar aquelas espécies  que apresentaram melhor adaptação ao clima e solo da região. De acordo com Elias, “  plantamos cultivares da Epamig e de outros órgãos de pesquisas para ver o comportamentos  delas. Os dados que  apresentamos no dia de campo, foram da segunda safra, mas já tem cultivares se destacando, embora sejam dados iniciais. Um dos destaques é o Topázio, da Epamig”. O  pesquisador Luiz Fernando, disse à reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, que “ estamos estudando  o comportamento de dez cultivares de oliveira ao longo de quatro anos.Ainda é  cedo para ter alguma decisão, mas Araxá está fora de uma região que consideramos aptas para oliveira, que é na Serra da Mantiqueira, mas com os estudos que estão sendo desenvolvidos aqui,  estamos avaliando a possibilidade de encontrar uma microrregião que seja viável para esse cultivo”. Na abertura do ‘ dia de campo’, o  Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural José Maria Lemos Júnior (Juninho), destacou a importância da Fazenda Experimental da Epamig no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para melhorar a qualidade de produção e alternativas no campo, redução de custos, aumento na renda e geração de emprego.

Atuação e detalhes da Unidade Experimental da Epamig de Araxá

A Unidade da Fazenda Experimental a Epamig de Araxá, foi criada em 2010 através do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag), a partir de convênio entre EPAMIG e Prefeitura Municipal de Araxá. Possui área de 130 hectares para desenvolvimento de experimentos e produção de mudas. Atualmente, a Fazenda produz mudas de eucalipto e maracujá.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Pesquisas:

Bovinocultura: gado de leite e alimentação animal (produção de silagem)

Fruticultura: maracujá, oliveira

Grandes Culturas: milho, mandioca

Silvicultura: eucalipto

 

O campo experimental de Araxá foi criado há cerca de quatro anos em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e a Prefeitura Municipal. Outros municípios associados à Ampla, também são inseridos nas pesquisas como Campos Altos, Ibiá, Medeiros, Pedrinópolis, Perdizes, Córrego Danta, Pratinha e Tapira.

A Fazenda da EPAMIG de Araxá está situada á margem direita da ferrovia Araxá à Ibiá – Zona Rural
Informações: (34) 3662-8933 / (34) 3317- 7627 – feax@epamig.br

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *