Logo Jornal Interação

Márcio Farid, Regina Porfírio Botelho de Resende e deputado estadual Bosco foram os araxaenses condecorados com a honraria concedida pela Assembleia Legislativa.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá (ACIA), Marcio Antonio Farid, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele recebeu o Mérito Legislativo por meio da indicação do deputado Estadual Bosco, em solenidade realizada no Expominas, em Belo Horizonte, no último dia 8. Outra araxaense que foi indicada pelo deputado para receber a honraria foi a jornalista Regina Porfírio Botelho de Resende, da Rádio Imbiara, que não esteve em Belo Horizonte, por motivos de saúde.

 A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais promove anualmente a entrega do Mérito Legislativo. A solenidade de entrega da medalha e do diploma do Mérito Legislativo 2012 teve como destaque a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do TSE, que foi a oradora oficial do evento. O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, também esteve presente ao lado dos homenageados que representaram todas as regiões do Estado.

 O Mérito Legislativo foi instituído em 27 de abril de 1982, através da Resolução 2.778, que criou a Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de homenagear personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham merecido o especial reconhecimento da Assembleia Legislativa por seus serviços ou méritos excepcionais.

 Entre as diversas personalidades que foram homenageadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais neste ano, o deputado estadual Bosco também recebeu a honraria por meio da indicação do presidente da Assembleia Mineira, deputado Dinis Pinheiro.

 Os deputados apresentam uma lista de homenageados, que passa por avaliação e aprovação do Conselho da Ordem, que é formado pelos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pelas Lideranças Parlamentares e pelos ex-presidentes da Assembléia que estão exercendo mandato de deputado estadual.

 O Mérito Legislativo é dividido em três graus diferentes que obedecem às seguintes orientações:

* Grande Mérito: destinado a soberanos, chefes de Estado, chefes de governo e seus sucessores imediatos; governadores; vice-governadores; presidente da Assembleia Legislativa; presidente do Supremo Tribunal Federal; presidente do Tribunal de Justiça; presidente da Câmara dos Deputados; presidente do Senado Federal; ministros de Estado e outras personalidades de hierarquia equivalente;

 * Mérito Especial: destinado aos membros da Mesa e a deputados estaduais; secretários de Estado; senadores; deputados federais; ministros de Tribunais Superiores; presidentes de tribunais; desembargadores; generais; embaixadores; enviados extraordinários; ministros; reitores; cientistas e outras personalidades de hierarquia equivalente;

 * Mérito: destinado a cônsules; magistrados; membros do Ministério Público; militares; professores; escritores; funcionários públicos; desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.

 O Mérito Legislativo 2012 homenageou 227 pessoas e instituições. Além das quatro honrarias na categoria Grande Mérito, 30 homenagens foram no Mérito Especial e 193 no grau Mérito.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *