Logo Jornal Interação

O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa participou, nos últimos dias 20 e 21 de novembro de importantes reuniões na capital mineira. No primeiro dia, prefeitos de várias cidades do Estado estiveram reunidos com o Governador Anastasia, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, onde, juntamente com o presidente da AMM – Associação Mineira de Municípios, Ângelo Roncalli, apresentaram carta de reivindicações diversas, como a atualização nos pagamentos de convênios e o repasse de impostos a que os municípios têm direito.

Os prefeitos alegaram que os repasses seriam muito importantes nesse momento de fechamento de governo e período em que têm maiores despesas como as folhas de pagamento dos servidores. Sensibilizado com as reivindicações o governador prometeu dar atenção especial se esforçando para atender a todos. Mas deixou claro que a situação vivida pelos municípios é a mesma vivida pelos Estados e pela União. “Todos estamos passando por dificuldades financeiras, as arrecadações caíram e, o governo federal, que era um ‘colchão financeiro’ para socorrer aos Estados, também está passando por dificuldades. O momento é de pé no freio”, destacou o governador Anastasia.

Já na quarta-feira, 21, aconteceu a abertura oficial do 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos, promovido pela AMM, no Chevrolet Hall, no Bairro São Pedro, Belo Horizonte. Contando com a presença de centenas de prefeitos o governador Anastasia fez a abertura e em seguida secretários de Estado falaram sobre os programas do Governo de Minas Gerais frente aos desafios da gestão pública municipal. Em seguida aconteceram palestras sobre: Os desafios do movimento municipalista na defesa dos direitos dos municípios e a Captação de recursos – principais programas e oportunidades na esfera federal para os municípios.

Na quinta-feira, dia 22 o evento foi encerrado com a seguinte programação que reuniu palestras que trataram de: “Transição de Governo: impactos e conseqüências; Como fazer transição política, técnica e financeira nas gestões de saúde, educação e assistência social; A importância da qualificação do corpo técnico municipal – Programa de Formação Empreendedora e O Legislativo Municipal, sua importância e as interfaces com o Executivo”. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *