Logo Jornal Interação

                                                                                            Por: Alcino de Freitas.    

Foi realizada no último domingo no Estádio das Mangabeiras a primeira partida final que decidirá o título de campeão amador do ano de 2012, entre as equipes do Dínamo e do Comercial Tigrão. Um jogo bem disputado, porem de poucas emoções. O placar final da partida marcou a vitória do Dínamo por 1 a 0, com um gol assinalado pelo zagueiro Anderson de cabeça, aos 32 minutos do primeiro tempo, após Caio Xaropinho levantar uma bola para a área adversária em cobrança de falta. Mas, o que mais nos chamou a atenção, durante a partida, foi à quantidade de ex-jogadores profissionais atuando naquele jogo, além dos ex-profissionais que faziam parte no banco de reservas. Um desfile de craques de causar inveja a qualquer campeonato amador da nossa região. Senão vejamos, na equipe do Dínamo jogaram: o goleiro Edney, o lateral Dalmer, o zagueiro Anderson, o volante Caio Xaropinho, o Dunguinha que substituiu o Liniker, Lucas Ribite, e Pelezinho, armadores, e o atacante Vitor. Um timaço. Pelo lado do Comercial Tigrão também outra “player” de craques: o goleiro Árlem, o lateral Vaninho, o zagueiro Sargento que substituiu o Douglas Silva, o volante Cafu, Augusto Toda que entrou no lugar do Marcos, Filhão que jogou com a camisa 10 e o atacante Gordinho. Isto, só nesta partida entre o Comercial Tigrão e Dínamo, porque se formos contar os demais ex-profissionais que atuaram durante o campeonato é bem provável que perderemos a conta. A realidade que gostaríamos de mostrar aos torcedores araxaenses foi o crescimento e fortalecimento do futebol amador. Para alcançar todo este êxito, precisamos creditar a Liga Araxaense de Desportos (LAD), uma boa parcela de contribuição. Soube planejar muito bem os seus campeonatos, foram criados novos departamentos, principalmente no setor jurídico e, temos notado uma renovação constante no quadro de árbitros, apesar de ainda haver muitas reclamações. Agora, estas reclamações nunca irão terminar. Podemos dizer sem medo algum de errarmos que, este campeonato de 2012 foi um dos campeonatos mais bem disputados em Araxá.

Outra observação: os clubes que mais contribuíram para esta evolução foram principalmente os times das Companhias e das empresas locais, dificultando o desenvolvimento dos clubes chamados de pequenos e de poucos recursos. O mundo hoje gira em torno do capitalismo e de quem pode mais, agora perguntamos, será que para o futuro do nosso futebol amador estamos caminhando no rumo certo ou incerto?      

Não podemos deixar de registrarmos a participação da Prefeitura Municipal de Araxá que também tem dado uma contribuição muito grande, doando materiais esportivos e dando suporte em diversas modalidades. O que ainda falta são as perfurações de poços artesianos nos estádios dos clubes para que os gramados possam resistir durante o ano, proporcionando melhores espetáculos.   

Em tempo: A participação geral da imprensa também tem sido fundamental.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *