Destaque »

Prefeitura desenvolve projeto com gestantes em Araxá

23 de outubro de 2018 – 16:15 |

Encontros mudam a rotina de cada participante na Uninorte, no bairro Urciano Lemos. A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um projeto importante com gestantes, pacientes das unidades Estratégias Saúde da …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Turismo

Roteiros turísticos integrados na região Sudeste são lançados na ABAV

A ABAV – Feira de Turismo das Américas acontece no Rio de Janeiro.

Os secretários de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho; de São Paulo, Cláudio Valverde; do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro e do Espírito Santo, Alexandre Passos, lançaram na tarde da última quarta-feira (24), durante a programação da 40ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, o programa Sudeste Integra, que une os estados da região através de roteiros turísticos.

O foco do Sudeste Integra é a diversificação da oferta de produtos turísticos para os mercados nacional e internacional. O secretário Agostinho Patrus Filho lembrou que cada um dos quatro estados do Sudeste tem peculiaridades e diferenciais, que historicamente se associam. “A beleza de nossas montanhas, rios, cachoeiras, o sabor da gastronomia, a hospitalidade, cultura e história de Minas Gerais são somadas às belas praias e à riqueza natural também abundantes nos estados parceiros. Portanto, juntos, podemos ofertar uma diversidade enorme de roteiros e produtos turísticos”, disse.

Roteiros

Durante a cerimônia oficial de lançamento, foram apresentados os dois primeiros roteiros formatados pelo programa Sudeste Integra. O roteiro “Café do Brasil – Da História aos Sabores,” passa por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, aliando o turismo histórico cultural e a ruralidade. Nele o viajante poderá conhecer os tempos áureos do café no Brasil nas fazendas históricas e nos cafezais. 

Para o secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, a união das potencialidades turísticas no projeto Sudeste Integra favorecerá o aumento da permanência dos visitantes na região, uma vez que despertará o interesse e a curiosidade dos viajantes, tanto nacionais como estrangeiros, por atrativos turísticos importantes da história nacional.

“As fazendas de café da região sudeste, em especial as do Rio de Janeiro, tiveram um papel fundamental na história do Brasil. Cabe lembrar que as propriedades localizadas nos municípios de Vassouras, Barra do Piraí e Valença eram responsáveis, na década de 1860, por 75% do café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a condição de líder na produção e exportação do produto. Os roteiros integrados darão a oportunidade aos turistas de visitar as fazendas cafeeiras do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, e conhecer todas as fases da cadeia produtiva do produto que impulsionou a economia do nosso país”.

O segundo roteiro lançado e já pronto para comercialização é a “Rota do Caparaó”, que integra os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e é voltado para os amantes do turismo de aventura e natureza. O produto turístico âncora desse roteiro é o Parque Nacional do Caparaó, onde está localizado o terceiro maior pico do Brasil, o Pico da Bandeira. Esse roteiro, idealizado pelo Circuito Turístico Pico da Bandeira, foi formatado pelos receptivos turísticos e os operadores que atuam nas regiões com o apoio das Secretarias de Estado e dos Sebrae Minas Gerais e Espírito Santo.

O secretário de Estado de Turismo do Espírito Santo, Alexandre Passos falou sobre a importância do trabalho integrado entre os estados. “Este é o resultado de um esforço conjunto que vem sendo articulado há algum tempo e que finalmente vamos concretizar. A integração dos estados da Região Sudeste na formatação de roteiros turísticos beneficia a todos: governos, empresários do setor e principalmente, os turistas. Esta ação vai fortalecer e potencializar o produto capixaba, com mais empresas operando e vendendo roteiros no Espírito Santo. Com isso, já estamos nos preparando para receber os turistas que serão atraídos pelos grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”.

Dentro do Programa Sudeste Integra, outros roteiros, com foco em atrativos de à natureza e turismo religioso, estão sendo em fase de formatação. Com foco em destinos de natureza serão trabalhados na região das Serra da Mantiqueira o Roteiro do Parque Nacional do Itatiaia – Minas Gerais e Rio de Janeiro e o Roteiro de Charme, envolvendo São Paulo e Minas Gerais. Terão como mote o turismo religioso os roteiros Trem Vitória-Minas, que integra Minas e o Espírito Santo, e Santuários do Sudeste envolvendo os quatro estados da região.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Cláudio Valverde, o desenvolvimento do programa Sudeste Integra é uma oportunidade de fortalecimento dos destinos turísticos da região. “Além de resgatar a história, o roteiro se configura como um produto turístico extremamente atraente, trazendo ganhos para todos os envolvidos. Iniciativas como esta ajudam a formar a identidade turística dos municípios participantes, aumentando o fluxo de visitantes e aquecendo sua economia”. (AM)