Logo Jornal Interação

A pesquisa acadêmica muitas vezes dá ensejo a relevantes trabalhos de conclusão de curso que se tornam livros, como o da egressa do curso de Ciências Biológicas do Uniaraxá, Simone Alves Fraga.

O lançamento do livro da bióloga, Aves de Sacramento – Guia de Campo, aconteceu no 1º Festival da Primavera: Cultura e Agroecologia na cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro, na semana de 12 a 19 de outubro, que teve como objetivo discutir o desenvolvimento sustentável do cerrado, uma das vegetações mais ricas do Brasil.

Atrás das agradáveis melodias, a bióloga, como ela mesma diz, “passarinhou”, durante um ano. O trabalho foi feito em seis pontos diferentes, em áreas verdes urbanas de Sacramento, até que ela conseguisse catalogar 152 espécies de pássaros. E todas elas foram parar em um guia com os nomes e qualificação das aves. “As pessoas acham que só tem pardal, pombo e bem-te-vi, mas às vezes, elas veem e não enxergam. Eu quero que o pessoal de Sacramento consiga observar essa diversidade, o quanto a nossa avifauna é rica, o quanto precisamos preservar esses passarinhos e o ambiente que eles vivem”, explicou a autora.

Este exemplo vem corroborar a importância da instituição do TCC nos cursos de graduação, no sentido de despertar a espírito investigativo através da prática acadêmica.

O Uniaraxá parabeniza a egressa Simone Alves Fraga pela pesquisa desenvolvida e pela  iniciativa de transformá-la em um livro. Desejamos-lhe muito sucesso na carreira e como pesquisadora!  

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *