Logo Jornal Interação

Representantes das Escolas Estaduais Delfim Moreira, Dom José Gaspar e Luiz Antônio Corrêa de Oliveira estiveram no auditório JK para receber o certificado.

O governador Antonio Anastasia, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, reuniu, na última sexta-feira, 14, no Auditório JK, representantes de escolas estaduais de todas as regiões do Estado, dentre elas de Araxá, para celebrar o sucesso da educação mineira, comprovado pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) referentes a 2011. Da cidade de Araxá, três instituições de ensino estiveram presentes no evento, que são as Escolas Estaduais Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente) e Delfim Moreira, com melhores notas no Ideb, e Dom José Gaspar, no Proeb.

Durante o evento “Minas é Educação – Eu faço parte dessa história!”, foram entregues certificados de “Destaque da Educação Mineira” para os estabelecimentos de ensino. De acordo com a supervisora pedagógica da Escola Estadual Delfim Moreira, Ângela Moreira, foi um grande orgulho para a instituição estar presente neste momento proporcionado pelo governo do Estado. Na ocasião, Ângela representou a diretora da escola, Rosângela Pereira de Melo

“Eu penso que, para conseguir esse reconhecimento, a escola faz um trabalho muito importante com o PIP [Projeto de Intervenção Pedagógica], que é muito incentivado por todos nós, com avaliações externas que têm direcionado o que temos a melhorar. De acordo com as habilidades que não foram vencidas, a gente faz um trabalho diferente. Esse trabalho passa em reuniões feitas com professores e vemos qual é a falha, o que preciso melhorar, então, a média 7.6 [no 5° ano]”, comentou.

Quem também recebeu o certificado foi a escola Polivalente. Segundo a diretora, Zulma Moreira de Melo, a média 6.0 obtida no Ideb, do 9° ano, é resultado de um trabalho feito em conjunto. “O professorado da escola é muito envolvido e aqui a gente tem um diferencial, que é a participação dos pais. A grande parte dos pais dos nossos alunos é muito frequente, cobram muito, acompanham o dia a dia da escola. Então, aqui nós conseguimos a grande união de pais, professores e direção da escola. Isso é muito bom, pois todo mundo ganha com esse envolvimento”, colocou.

A outra escola que se fez presente em Belo Horizonte foi a Dom José Gaspar, representada por sua diretora Maria Cristina Cunha. Segundo ela, a escola foi destaque no Proeb 2011, conquistando uma nota de 339.03, em Matemática, e 308.21, em Português, médias maiores, inclusive que as do Estado. “Da nossa escola, em 2011, em Matemática, tivemos a proficiência de 339.03, no caso do estadual, 284.87, quer dizer, estamos bem acima da nota do Estado. No Português, temos a proficiência de 308.21, enquanto o Estado teve 271.45. Então, estamos acima da média estadual. Estamos em primeiro lugar na Superintendência de Uberaba nos últimos três anos. É o fruto de muito trabalho que realizamos há 46 anos só com alunos do Ensino Médio”, comentou.

Na cerimônia, cerca de outras 150 escolas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foram contempladas com a entrega do certificado.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *