Destaque »

Araxá realiza 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

14 de novembro de 2018 – 17:47 |

Foi realizada na última terça-feira, dia 13 de novembro, na Pousada Dona Beja, a  10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá. O evento reuniu representantes de entidades e …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Saúde

ALUNA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO UNIARAXÁ APRESENTA TRABALHO EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM SÃO PAULO

A pesquisa cientifica constitui um grande diferencial na formação profissional, visto que propicia ao aluno o incremento de parâmetros para sua prática profissional, por meio do desenvolvimento de uma visão mais aguçada e cientÍfica para as necessidades das comunidades locais e regionais. Com o desenvolvimento do senso crítico e cientifico, o aluno passa adotar posturas profissionais mais ágeis e resolutas, pois que são baseadas em evidências cientificas.

Nesta vertente, o UNIARAXÁ e o Curso de Fisioterapia vêm estimulando permanentemente a realização de pesquisas como atividades complementares ao processo de aprendizagem, preparando os alunos com competências de ordem prática, fomentando, assim, as bases para uma formação acadêmica de excelência.

Dentre os alunos do curso de Fisioterapia, Maria Clara Ávila Cardoso destacou-se com a aprovação de seu estudo de TCC em evento na área da saúde de referência internacional nos estudos de atividade física, promovido pelo CELAFISCS – Centro de Estudos e Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, através dos programas Agita São Paulo e Mundo.

O estudo intitulado “Efeitos da crioimersão corporal e do fortalecimento muscular no desempenho físico após imobilização” será apresentado no 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE – ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA: O LEGADO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO,  a ser realizado de 04 a 06 de outubro na cidade de São Paulo.  Este evento é de importante impacto no meio cientifico, principalmente na área de Atividade Física. O artigo da aluna será publicado nos Anais do Simpósio.

A pesquisa desenvolvida pela aluna Maria Clara direciona métodos de tratamentos amplamente utilizados na prática fisioterapêutica, como uso de recursos complementares, tais como a imobilização, a Crioterapia (gelo) e uso da eletroestimulação por correntes elétricas. O estudo foi financiando pela FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais) e teve orientação do professor do Curso de Fisioterapia, Dr. Fabrício Borges Oliveira.

Destaca-se, ainda, o apoio ímpar da Coordenação de Graduação em Pesquisa do UNIARAXÁ, por meio da Profa. Dra. Danielle Rodrigues, a qual juntamente com os docentes do Curso de Fisioterapia vêm sendo grandes incentivadores da pesquisa como agente norteador no desenvolvimento do senso científico e investigador,  tendo em vista uma formação acadêmica integral dos alunos do Curso de Fisioterapia.