Logo Jornal Interação

Literalmente nas alturas, a araxaense pode desfrutar de correr nas nuvens, superando altitude, frio, lama e principalmente alto nível dos competidores.

 

A atleta araxaense Nad Leite contou com detalhes como foi a prova e a experiência de mais uma vez conquistar um grande resultado ao chegar em  segundo lugar na famosa e difícil, ‘ KTR – Etapa Campos do Jordão’, disputada no interior de São Paulo:

“O circuito Kailash Trail Run é considerado o maior circuito de corridas de montanha no cenário brasileiro atual. Composto por 4 etapas – Campos do Jordão, Passa Quatro, Itamonte e Ilha Bela – oferece as opções de provas curtas em torno de 10km, médias por volta de 21km e longas, acima de 40km.

Por causa da altimetria, bem mais elevada que a da nossa região, essas corridas são bem desafiadoras. Os percursos são muito travados e em vários momentos não é possível correr, por causa da inclinação e do tipo de terreno, precisamos “escalar”.

Diferente das corridas de rua, nas corridas de montanha, os atletas têm que levar consigo alguns itens obrigatórios como: lanterna, luva, kit de primeiros socorros, mochila de hidratação, apito, gorro, anorak, segunda pele, corta-vento e cobertor térmicode emergência. Esse equipamento é pesado e dificulta a movimentação, mas é imprescindível e deverá ser utilizado em caso de emergência. No topo das montanhas o clima é muito instável, a temperatura é baixa e o ar rarefeito dificulta a respiração. Caso algum atleta se machuque, o socorro poderá demorar a chegar porque estes lugares são de difícil acesso e, nesses casos, esse equipamento poderá ser de grande valia.

A etapa de Campos do Jordão é considerada uma das mais difíceis, mas também uma das mais bonitas. A largada acontece entre as nuvens, no Pico do Itapeva que fica a 2.030 metros de altitude. Do local é possível avistar 15 cidades, todas da região do Vale do Paraíba: Tremembé, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Lorena, Potim, Cruzeiro, Piquete, Moreira César, Cachoeira Paulista e Eugênio de Melo.

Duas novidades no circuito 2017 fizeram com que o número de inscritos superasse todas as etapas anteriores: a premiação em dinheiro para a categoria geral e a pontuação para as provas fora do país. Muitos atletas profissionais, conhecidos no trail run nacional e internacional abrilhantaram o evento. Correr ao lado dessas celebridades é uma honra e uma grande oportunidade de aprendizado.

O percurso envolve descidas e subidas muito técnicas, e muita variação de terreno: do solo extremamente seco com cascalho à lama até os joelhos. Como sempre, a natureza nos presenteou com uma vegetação maravilhosa e vistas incríveis dos topos das montanhas – cruzamos as nuvens ao meio como se estivéssemos sonhando.

Em uma etapa tão disputada, fiquei satisfeita em trazer para Minas Gerais e para Araxá o 2º lugar geral na prova média. Não poderia deixar de agradecer a todos os parceiros o apoio de sempre: Cornélius Atlética, 4x Team, Ponto do Suplemento, Copore Moda Fitness, Thiago Melo psicólogo, Felipe Fernandes fisioterapeuta, Elaine Osako make up, Posto 2000, Uniaraxá e CBMM. Gostaria também,  de parabenizar o Jornal Interação pelo trabalho prestado, mantendo nossa comunidade bem informada, e agradecer a oportunidade de divulgar um esporte que tem crescido tanto em nossa região.”

Nad continuara seus treinamentos visando manter os bons resultados para as próximas competições.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *