Logo Jornal Interação

Araxá volta a destacar o Dia Internacional da Mulher que é comemorado em todo o mundo neste dia 8 de março. A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma série de atividades voltadas à mulher araxaense. A data é comemorada pelas Nações Unidas desde 1975 e é uma homenagem às mulheres que buscam espaço no mercado de trabalho e diversos outros setores. A enfermeira Carla Aparecida Alves Constant, Referência Técnica da Saúde da Mulher e da Criança, explica que diferentemente do ano passado quando somente as Unidades Básicas de Saúde estavam ofertando atendimentos às mulheres, agora em 2017, a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma que, além de privilegiar essa ação integrada de saúde também programou atividades em instituições de ensino da rede municipal.

Portanto, a comemoração do Dia Internacional da Mulher terá dois momentos em Araxá sendo que o primeiro será exatamente no dia 8 de março, em que se valoriza a presença da mulher na sociedade, com palestras nas escolas às 8 horas.

Já no sábado, 11, as Unidades Básicas de Saúde: Unioeste, Unisa, Unisul, Unileste e Uninorte abrirão as portas em horário especial, das 8h às 12h, para atender as mulheres que querem manter a sua saúde em dia.

Segundo Daniela Neves, enfermeira coordenadora da Atenção Primária, a programação foi expandida para atender as mulheres além do âmbito da saúde.

“Vamos trabalhar a questão da autoestima da mulher com dicas e a respeito de exames de prevenção em saúde. Queremos valorizar a mulher lidando com estes problemas que interferem mais diretamente na vida delas. Com estes cuidados elas serão conscientizadas sobre a saúde física e mental. Das outras vezes trabalhávamos o enfoque todo voltado para as doenças, desta vez a programação vem diferenciada com o trabalho da autoestima”, disse.

Confira a programação dos dias 8 e 11 de março:

Quarta-feira, 8 de março

Ação: Educação em Saúde nas Escolas

Tema: Prevenção e Gravidez na Adolescência – Bate Papo com os adolescentes

Horário: 8 horas

Locais: Escolas Municipais Aziz J. Chaer e Professora Leonilda Montandon (CAIC) com as turmas dos 8° e 9° anos

Escola Azis J Chaer, rua Deolinda Dias Rosa, 325, bairro Orozino Teixeira

Turma 8º Ano: Dr Leirston e Residentes UFTM e Enfermeira Livia

Turma 8º Ano: Dr Leirston e Residentes UFTM e Enfermeira Livia

Turma 9º Ano: Dra Rafaela e Enfermeira Letícia

Turma 9º Ano: Dra Daniela e Enfermeira Tatiane

Escola Professora Leonilda Montandon(CAIC), av. José Severino de Aguiar, 155, bairro ?

Turma 8º Ano: Dra Luciana e Enfermeira Cintia Teixeira

Turma 8º Ano: Dra Gabriela e Enfermeira Magda

Turma 9º Ano: Dr Danilo e Enfermeira Vivian Alexandra

Turma 9º Ano: Dr Felipe e Enfermeira Luciana

Sábado, 11 de março

Ação: Atendimento especial para as mulheres

Horário: das 8h às 12h

Locais: Unioeste, Unisa, Unisul, Unileste e Uninorte

Serviços ofertados: Coleta Citologia (ciência que estuda as células); exame das mamas e solicitação de Mamografia; orientação sobre autoestima em parceria com a equipe de Saúde Mental; orientação de exercícios para Incontinência Urinária em parceria com a Equipe de Fisioterapia; dicas de beleza e alimentação em parceria com a Equipe de Nutrição; parceria com consultoras de Beleza; massagem em parceria com o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) – somente ofertado na Unisul e palestra sobre a prevenção da gravidez na adolescência – somente ofertada na Uninorte às 9 horas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *