Logo Jornal Interação

O que significa isso exatamente e com transparência?

Foi a conquista da autonomia?

Não! A autonomia administrativa e política foi antes. Foi em 1830.

Então, o que significa?

Significa quem antes de 1865, nos documentos oficiais, estava “Vila de Araxá”, depois passou a “Cidade de Araxá”. Um título honorífico.

HISTÓRIA DIFERENTE

Araxá possui um história muito interessante e diferente. Possui datas importantes marcando mudanças profundas na sociedade.

O povoamento da região ocorreu em torno de 1770. Os fazendeiros procuravam as águas do Barreiro que dispensavam o uso do caro sal marinho.

Em 1780, há 236 anos, surgiu um povoado ao lado de um pouso de tropeiro no grande quarteirão do INSS (da antiga Cadeia).

Estamos no alto de Santa Rita observando o nascimento de Araxá. 236 anos é a idade da nossa cidade, que é a mais antiga de todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Em 1791 houve uma mudança. Araxá foi elevanda a Freguesia, passando a ter vigário. Para isso foi exigida a construção de uma matriz. Ela foi construída onde hoje é o Teatro Municipal e já foi demolida.

CAMPANHA DO ARAXÁ

Em 1811 foi criado o Julgado de Araxá e a Campanha do Araxá. O Sertão da Farinha Podre ficou divido em dois Julgados: o de Desemboque eo de Araxá. Isso foi importante porque passamos a contar com juiz, justiça e oficiais. A Campanha do Araxá era uma divisão administrativa que englobada todo o Sertão da Farinha Podre.

Em 1816 aconteceu uma mudança importante. A Campanha do Araxá, que pertencia a Goiás, passou para Minas Gerais, ficando sob jurisdição de Paracatu. Os araxaense foram dormir goianos e acordaram mineiros. Isso é mudança! Com todas as consequências.

Esse documento real mostra que o rei atendeu ao pedido dos habitantes da Campanha do Araxá.

AUTONOMIA

Em 1830 ocorreu outra mudança importante. Araxá conquista sua autonomia administrativa e política, deligando-se de Paracatu. Seu município era todo o Sertão da Farinha Podre, isto é, era a Campanha do Araxá. Pertenciam a Araxá os povoados de Uberaba, Patrocínio, Araguari e todos os outros do Triângulo. Os araxaense foram dormir paracatuenses e acordaram araxaenses. Isso é mudança! Isso significa que os impostos que iam para Paracatu passaram a ficar em Araxá.

Em 1915 foi criada a Prefeitura de Araxá. Até então, a Câmara exercia as funções legislativas e executivas. Mas, a cidade foi crescendo surgindo a necessidade da separação.

TÍTULO HONORÍFICO

Em 1865, há 151 anos, Araxá passa de “ilustríssima” para “execelentíssima”, isto é, passa de Vila para Cidade, nos documentos oficiais. não existe mais a separação entre Vila e Cidade. É cidade e fim.

A História de Araxá é muito significativa, rica e instrutiva. Rara é a cidade com tanta história, sem falar nas lendas. Até 1840, a história de Araxá era a própria história do Sertão da Farinha Podre. Uma história épica da qual podemos nos orgulhar. Araxá construiu o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Araxá é diferente!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *