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Devido às mudanças na avenida Antônio Carlos, em razão de sua revitalização arquitetônica e urbanística, quem passa ali naquela via presencia frequentemente motoristas estacionando no lado onde se localiza a praça. A assessora de Trânsito e Transportes, Viviani Antunes Gomes, colocou que essa manobra é ilegal. O projeto foi elaborado com estacionamento apenas do lado direito da avenida, oposto ao canteiro da praça, conforme rege o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 181, inciso VIII, que não permite que se pare nestes locais.

O artigo prevê que estacionar “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público” incide em infração grave, implicando multa e remoção do veículo.

Desta forma, “os estacionamentos na Antônio Carlos serão pelo lado direito para quem está subindo e no lado direito para quem está descendo, observando, ainda que há pontos de ônibus e vagas de carga e descarga de valores”, afirmou Viviani.

Segundo ela, a maior dificuldade enfrentada com a mudança é que os motoristas insistem em estacionar no lado esquerdo, próximo à praça. “Nós sinalizamos com setas para chamar a atenção dos motoristas de que aquele trecho ali é uma faixa de rolamento, e os motoristas têm que ficar atentos quanto a isso, porque a avenida foi projetada para funcionar dessa forma, portanto é importante que eles respeitem”.

Viviani destacou que a Asttran pode incluir placas que indiquem essa proibição ali no local, mas de acordo com ela, não seria necessário, por se tratar de uma proibição que já consta no CTB. Embora essa informação deva ser de conhecimento de todo motorista, a Assessoria de Trânsito e Transporte pretende realizar uma campanha educativa para conscientizar motoristas sobre essa regra.

Os pontos de ônibus anteriormente estabelecidos próximos ao Banco Itaú e entre a avenida Antônio Carlos, a rua Olegário Maciel e a rua Calimério Guimarães, sobre os quais se cogitava não serem mais reativados, foram retomados. “Hoje as linhas estão divididas para quem vem do centro, fazendo as paradas delas no ponto próximo ao Itaú, e as linhas que são bairro-bairro, que a gente chama de amestrais, elas fazem a parada embaixo, para que não tenha uma grande concentração de ônibus parando num único ponto”, acrescentou.

Viviani também destacou que o antigo ponto que fica abaixo do futuro teatro municipal vai voltar a funcionar. “Logo que termine, vamos voltar com os ônibus passando nesse trecho. Nós estamos aguardando a conclusão da obra, ali naquele trecho, para que a população possa ter o ponto de volta”, concluiu.

Por admin

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