Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

10//08/2016- 13:28

PorEditor1

ago 10, 2016

Francisco Géa - Coluna‘Há 60 anos Deus criou a mulher e o cinema criou BRIGITTE BARDOT’

 O início

Em 1956, potanto há 60 anos, quando o diretor Roger Vadin lançou o seu primeiro filme, ‘E Deus Criou a Mulher’, ele revelou para o mundo uma jovem atriz, com quem ele se casaria, que foi uma grata revelação, principalmente por causa de tantas cenas ousadas ( para aquela época),  como algumas cenas de nudez, proporcionadas por Brigitte Bardot, que virou uma estrela do cinema mundial, da noite para o dia. Brigitte Bardot já tinha alguns filmes em seu currículo cinematográfico, quando em 1956, fez o papel de Juliette, a moça de muito pouco juizo, que neste filme tem um caso com o seu cunhado, dias após acabar de se casa.  Briggitte Bardot cujo nome verdadeiro é Camille Javal, foi  descoberta em 1949 quando apareceu aos 16 anos de idade como capa da revista francesa ‘ELLE” e a partir daí nunca mais parou de fazer sucesso. Quando filmou “ E Deus Criou a Mulher”, tinha 22 anos, mas aparesentava muito menos, pois exalava uma enorme sensualidade, pois possuia lábios bem carnudos se juntando a boca numa forma de fazer beicinhos e que deixava os homens loucos e as mulheres morrendo de inveja. Além disto tudo era muito bonita, possui um corpo gracioso e sensual.             BRIGITTE era completamente diferente das outras estrelas do cinema de sua época (Sofia Loren, Elizabeth Taylor, Dorisday, Sandra dee, e outras, quando tudo era muito diferente, pois Hollywood vendia ao mundo atrizes glamorosas e inacessíveis para os seus fãs, quase todas apareciam vestidas com roupas pesadas, quanto isto BRIGITTE BARDOT usava sapatilhas baixas, as vezes aparecia descalça mesmo, usando vestidos de xadrez, rosa ou branco. Era uma beleza afável e que parecia estar ao alcance de todos os seus admiradores.

BARDOT, durante toda a sua vida colecionou um monte de maridos, amantes e filmes.

Na França, ela celebrizou SAINT-TROPEZ, onde se refugiou na sua praia particular, no local chamado de “La Mandrague”, e que hoje é uma atração turística.

“NO BRASIL”

BRIGITTE BARDOT, no ano de 1964, passou uma longa temporada aqui no brasil, precisamente na cidade do Rio de Janeiro, onde ela curtiu um longo verão, ao lado do namorado BOB ZAGURY, onde eles foram para uma aldeia de pescadores, um lugarejo pacato, perto de CABO FRIO, mas por causa da permanência dela naquela praia desconhecida, se tornou uma das maiores e mais conhecidas atrações turísticas do Brasil, que é famosa e conhecida “BÚZIOS”, Há de se registrar que BÚZIOS, hoje é um local turístico, conhecido nacional e internacionalmente, graças após a permanência e a publicidade que BRIGITTE BARDOT fez daquele local, que realmente é lindíssimo e maravilhoso.

“BRIGITTE BARDOT”

Não chegou a ser uma atriz estupenda, mas a sua presença na tela era mais do que fascinante, era super-encantadora. Marcava presença e fazia diferença quando aparecia. A gente sempre notava isto.

“O ADEUS”

Em 1973, aos 39 anos de idade, disse adeus as telas, abandonou definitivamente o cinema e se lançou de corpo e alma a campanhas de proteger os animais, principalmente aos cães. Hoje, é uma senhora de idade, vive reclusa nos arredores de Paris, quase não sai e também quase não é vista pelos seus vizinhos, sendo que a maioria deles nem sabem quem é aquela velha senhora.

“E DEUS CRIOU A MULHER” (Ficha técnica)

Ano: 1956

Côr: Eastmancolor

Título Original: “ET DIEU CRE LA FEMMER”

Produção: Francesa

Produtor: RAOUL LEVY

Roteiro: RAOUL LEVY e ROGER VADIM

Fotografia: ARMAND TIRARD

Cenografia: JEAN ANDRÉ

Música: RAUL MISRAKI

Direção: ROGER VADIM

Elenco: BRIGITTE BARDOT, CURD JURGENS, JEAN-LOUIS TRINTIGNANT, CHRISTIAN MARQUANT, GEORGES POUJPULY, JEANNE MARKEEN, PAUL FAIVRE, MARY GLORY.

Duração: 91 minutos

“OUTROS FILMES COM A PARTICIPAÇÃO DE BRIGITTE BARDOT”

“MEU PRIMEIRO FILHO NERO” 1956 – com B.B., Vistorio de Sica, Alberto Sordi

“DESFOLHANDO A MARGARIDA”com B.B., Marguetita Dumas.

“SE DOM JUAN FOSSE MULHER” com B.B., Maurice Ronet

“O DESPREZO” com B.B e Michel Picoli

“VIDA PRIVADA” com B.B. e Marcelo Mastroiani

“VIVA MARIA” com B.B. e Jeanne Moreau

“HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS” com B.B. e Alain Delom

“A VINGANÇA DE MULHER” com B.B. e SthepenBoyd

“O REPOUSO DO GUERREIRO” com B.B. e Robert Rossen

“O TORNEIO DO AMOR” com B.B. e Claude Brasser

“AMAR É A MINHA PROFISSÃO” com B.B. e Jean Gabin

“A VERDADE” com B.B. e Charles Vanel

“ BABETTE VAI A GUERRA” com B.B. e Jacques Charrier

“QUER DANÇAR COMIGO? ” com B.B. e Henry Vidal

“SHALAKO” com B.B. e Sean Connery

“AS PETROLEIRAS” com B.B. e Claudia Cardinale.

“BÚZIOS”

Esta antiga aldeia de pescadores, situada na costa sul, do Estado do Rio de Janeiro, foi o local escolhido, no verão de 1964, por BRIGITTE BARDOT, para curtir as suas férias no Brasil, após passar por um período muito difícil na França, em dezembro de 1963, quando tentou até suicídio.

Em BÚZIOS, ao lado do novo namorado Bob Zagury, curtiu as delicias da terra aos montões, se recuperou, voltou depois para a França, retornou ao Brasil e para BÚZIOS, pois foi com a sua presença naquele local, que proporcionou ficar conhecido em todo o mundo, pois turista que chega ao Brasil, principalmente turista europeu, quer conhecer BÚZIOS, e ver o local PEDRAS ” O PONTAL DO MIRANTE ” e “ PRAIA DA FERRADURA ”  e principalmente o monumento de BRIGITTE, erguido pela prefeitura na praia  que leva o nome da artista, que foi a pessoa quem mais fez pelo turismo local.

“ EPÍLOGO ”

O sucesso, a glória e as paixões fizeram de BRIGITTE BARDOT, a maior estrela do cinema francês, que teve uma integração perfeita com câmeras desde o dia em que atuou no conhecido e afamado “ E DEUS CRIOU A MULHER “, o filme que transformou a sua vida e a história do cinema francês.

(Fim)

FRANCISCO JOSÉ GÉAdigitalizar0001 digitalizar0002 digitalizar0003 digitalizar0004 digitalizar0005

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *