Destaque »

Com Apoio da CBMM, MM GERDAU Realiza exposição inédita de fósseis em Araxá

11 de outubro de 2019 – 17:10 |

Com apoio da CBMM, acervo conduzirá o expectador a uma viagem de milhões de anos atrás, para a Era Paleozoica. Exposição é amplamente acessível para cegos, surdos e pessoas com mobilidade reduzida. Em …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Educação

8ª Edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas

olimpiada de históriaA 8ª Edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas até o dia 29/04.  Podem se inscrever na 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), professores e alunos dos ensinos Fundamental e Médio de todo o país. Desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o projeto reuniu mais de 40 mil estudantes no ano passo. A expectativa dos organizadores é de que o número de inscritos supere o de 2015.A Olimpíada é realizada por equipes compostas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos). Ao todo, são cinco fases realizadas de forma online pelas equipesque duram uma semana cada uma. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação dos professores. “A proposta é justamente estimular que os alunos pesquisem e aprendam a buscar conhecimento, informação, dados sobre a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas. Esse formato permite o envolvimento dos alunos e professores. A cada ano, vemos mais alunos empenhados na Olimpíada, participando a partir de todos os cantos do país”, disse Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB. A primeira fase terá início dia 9 de maio. Após as cinco etapas, no mínimo 200 equipes (800 participantes) são classificadas para a final presencial. Os alunos participam desta fase na Unicamp, em Campinas-SP, onde realizam uma prova dissertativa. O resultado e as medalhas são entregues no dia seguinte. A final está marcada para 20 e 21 de agosto.

Formação de professores

A Olimpíada prevê também um programa voltado aos professores. Neste ano, o 3° Curso de Formação da ONHB: “História dos índios na sala de aula” será realizado entre os dias 1º de março e 8 de maio, por meio de aulas online gravadas com grandes especialistas no assunto, materiais didáticos e atividades acompanhadas por tutores. O objetivo é capacitar o professor para tratar questões relacionadas à cultura e história indígena com alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Ao todo, mais 500 docentes participam do programa em 2016.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.olimpiadadehistoria.com.br/8-olimpiada/inicio/index

Os Boletos bancários emitidos de 23/03/2016 até as 23h59 do dia 29/04/2016 podem ser pagos até as 22h00 do dia 02/05/2016.