Logo Jornal Interação

olimpiada de históriaA 8ª Edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas até o dia 29/04.  Podem se inscrever na 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), professores e alunos dos ensinos Fundamental e Médio de todo o país. Desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o projeto reuniu mais de 40 mil estudantes no ano passo. A expectativa dos organizadores é de que o número de inscritos supere o de 2015.A Olimpíada é realizada por equipes compostas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos). Ao todo, são cinco fases realizadas de forma online pelas equipesque duram uma semana cada uma. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação dos professores. “A proposta é justamente estimular que os alunos pesquisem e aprendam a buscar conhecimento, informação, dados sobre a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas. Esse formato permite o envolvimento dos alunos e professores. A cada ano, vemos mais alunos empenhados na Olimpíada, participando a partir de todos os cantos do país”, disse Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB. A primeira fase terá início dia 9 de maio. Após as cinco etapas, no mínimo 200 equipes (800 participantes) são classificadas para a final presencial. Os alunos participam desta fase na Unicamp, em Campinas-SP, onde realizam uma prova dissertativa. O resultado e as medalhas são entregues no dia seguinte. A final está marcada para 20 e 21 de agosto.

Formação de professores

A Olimpíada prevê também um programa voltado aos professores. Neste ano, o 3° Curso de Formação da ONHB: “História dos índios na sala de aula” será realizado entre os dias 1º de março e 8 de maio, por meio de aulas online gravadas com grandes especialistas no assunto, materiais didáticos e atividades acompanhadas por tutores. O objetivo é capacitar o professor para tratar questões relacionadas à cultura e história indígena com alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Ao todo, mais 500 docentes participam do programa em 2016.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.olimpiadadehistoria.com.br/8-olimpiada/inicio/index

Os Boletos bancários emitidos de 23/03/2016 até as 23h59 do dia 29/04/2016 podem ser pagos até as 22h00 do dia 02/05/2016.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *