Logo Jornal Interação

Por: Alcino de Freitas

Estamos num período de recesso do futebol lembrei-me de cotar sobre a passagem da Seleção Brasileira que, Hospedou-se aqui em Araxá durante os anos de 50/58.

Muitos jovens não sabem desta passagem da seleção pela nossa cidade.

Em 1950, quando a Seleção Brasileira sagrou-se vice-campeã mundial, perdendo para o Uruguai na inauguração do Maracanã por 2 a 1, muitos não sabem que toda a preparação aconteceu em Araxá.

Foram 32 dias hospedados no Grande Hotel do Barreiro, 28 jogadores e mais a comissão técnica, tendo como técnico principal Flávio Costa que, veio a Araxá deixando a responsabilidade dos treinamentos sobre a batuta de Vicente Feola que na época era o técnico da Seleção Paulista.

Flávio Costa, ficou poucos dias em nossa Estância Balneária, seguindo viagem para a Espanha para conhecer nossos adversários.

No dia 19 de abril os dois times foram assim escalados: Time que treinou com a camisa tricolor do Ipiranga: Barbosa, Augusto, Mauro, Bauer, Rui, Bigode, Rodrigo,Friaça, Zizinho, Baltazar, Jair, Yves.

O time treinou com a camisa albirubra do Najá: Castilho, Santos, Juvenal, Ely, Danilo, Noronha, Tesourinha, Maneca, Ademiro, Pinga, e Chico.

A seguir as fotos tiradas na época.

Em 1958, a Seleção Brasileira volta a Araxá, ficando hospedada mais uma vez no Grande Hotel do Barreiro. Desta vez a permanência foi curta não passando de uma semana a seleção canarinha veio de Poços de Caldas e na sua convocação tinha um araxaense, Francisco Ferreira de Aguiar, o Formiga que, atuou pelo Santos, Palmeiras e Seleção Brasileira.

Outra feliz coincidência foi a volta de Vicente Feola, agora como técnico principal da nossa Seleção.

Duas outras pessoas que deram o maior dinamismo a Seleção Brasileira foram : primeiro, Dr. Paulo Machado de Carvalho, o “Marechal da Vitória”, segundo, Dr. Mário Trigo que, além de dentista era o psicólogo do grupo. Brincalhão,conselheiro, um homem que levava uma palavra de incentivo a todos.

Em 1958, foi o ano que a Seleção Brasileira foi campeã pela primeira vez.

Em 1958 o Campeonato Mundial foi disputado na Suécia participaram deste mundial 16 seleções.

O Brasil estreou no dia 8 de junho vencendo a Seleção Austríaca por 3 a 0.

No dia 11 de junho o Brasil empatou com a Seleção da Inglaterra sem abertura de contagem.

No dia 15 de junho a Seleção Brasileira venceu a Rússia por 2 a 0 quartas de final. Dia 19 de junho o Brasil venceu o País de Gales por 1 a 0.

Jogos da semifinal. Dia 24 de junho de 1958 o Brasil venceu a seleção da França por 5 a 2. No dia 29 de junho de 1958, em Rassunda (Estocolmo) o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 sagrando-se campeão mundial pela primeira vez. Araxá entra neste contexto, servindo de preparação para a Seleção Brasileira, o que nos orgulha muito.

1950-Seleção-Brasileira- em Araxá
1950-Seleção-Brasileira- em Araxá
1958-Seleção-Brasileira em Araxá
1958-Seleção-Brasileira em Araxá

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *